A reunião extraordinária do Conselho Universitário ocorrida na segunda (22) tinha como principais pontos de pauta uma resolução que estabelecia cotas para PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) em concursos para contratação de docentes e funcionários administrativos (ver matéria aqui), bem como o referendo ao reajuste de 10,51% estabelecido em reunião de negociação entre Cruesp e Fórum das Seis.

Quanto ao reajuste salarial, a COP (Comissão de Orçamento e Patrimônio) apresentou parecer favorável à proposta de 10,51%, mas chamando a atenção para a previsão de queda do ICMS. Neste ponto, os representantes de funcionárias (os) reforçaram que a proposta, ainda que fruto da batalha do Fórum das Seis durante a negociação, não atendia plenamente a pauta de reposição das perdas desde maio de 2012. Destacaram que o caixa bilionário que a Universidade acumulou foi fruto da política de arrocho salarial e falta de contratações dos últimos anos, e que desde maio de 2012 as nossas perdas foram equivalentes ao salário de 18 meses!

Os representantes também denunciaram que os números de comprometimento que a reitoria apresenta publicamente através do informativo Codage seguem inflados com os valores do Prêmio e da Gratificação, ainda que na negociação salarial e no parecer da COP a planilha tenha sido corrigida. Neste ponto, o reitor concordou que era um problema e se comprometeu a corrigir a informação para os próximos boletins Codage.

Os representantes também cobraram da reitoria o agendamento urgente de uma reunião de negociação da nossa Pauta Específica, que será fechada em Assembleia a ser realizada no próximo dia 30. Farão parte da Pauta Específica a reivindicação de um reajuste de um valor fixo incorporado aos salários de R$1.200,00 para todos, que é uma forma de valorização especialmente dos salários mais baixos. Também constará na pauta o reajuste dos Vales Alimentação e Refeição.

Veja abaixo os vídeos com as falas dos Representantes de Funcionárias (os) neste ponto:

Fala do Representante Reinaldo Souza no ponto sobre Reajuste

Fala da Representante Bárbara (Babi) no ponto sobre Reajuste

Fala do Representante Samuel Filipini no ponto sobre Reajuste