História

O SINTUSP nasceu na luta e na rebeldia contra a Ditadura Militar num grande movimento dos Funcionários em 1979, que começou semiclandestino em 1978, sob a vigência da Lei Segurança Nacional que punia com prisão de até 6 anos, funcionários públicos que se reunissem e fizessem Greve.

Nesta época era ASUSP (Associação dos Servidores da USP). Tratava-se de uma empresa de agiotagem e outros negócios. Seu presidente dizia:- “Assembléia é coisa de comunistas e salário de servidores quem discute é o governo”.

Foi um forte movimento dos funcionários da USP que varreu a pelegada, buscou e teve papel decisivo na articulação do funcionalismo, que em 1979 fez a maior Greve do Funcionalismo Estadual, com mais de 300 mil funcionários em Greve.

Em 28 de outubro de 1988, em meio a nossa mais longa Greve, 57 dias, em Assembléia com cerca de 1000 funcionários, fundamos nosso sindicato a partir da transformação da ASUSP em SINTUSP.

Foi o primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que permitiu a sindicalização dos funcionários públicos.

Iniciamos o novo século fazendo a melhor das nossas lutas, junto com os estudantes, professores e funcionários, a Greve do Ano 2000, em Defesa dos nossos salários e da Universidade Pública e Gratuita.

O SINTUSP é também o único instrumento de Defesa dos Trabalhadores (técnicos administrativos) da Universidade de São Paulo, contra as perseguições, injustiças e não cumprimento dos direitos trabalhistas.

Pretende se tornar, ainda mais, um instrumento de integração de todos os companheiros, também no Lazer, no esporte. Por isto, investe na sua Colônia de Férias, tem convênio com Outras e investe em eventos culturais.

POR TUDO ISTO, NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!
O SINTUSP É DE TODOS, E COM VOCÊ SERÁ
MELHOR E MAIS FORTE


Conheça mais sobre o SINTUSP em:

CÁSSIO HIDEO DINIZ HIRO – Da invisibilidade à conquista do espaço social: história concisa das lutas políticas e sindicais dos trabalhadores em educação da Universidade de São Paulo (1978-1988)

https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1660

ARIANA CELIS ALCANTARA – Trabalho, Adoecimento e Saúde Mental na Universidade de São Paulo

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-05112018-093814/publico/ArianaCelisAlcantaraVersaoCorrigida2v.pdf