Nesta quinta ocorreu a reunião da Comissão Central de Recursos Humanos (CCRH), na qual estamos debatendo com a reitoria as propostas acerca do processo de avaliação para progressão na Carreira. No dia anterior, o Sintusp realizou uma reunião da Secretaria de Carreira do sindicato como preparação para a CCRH.

No início da reunião, nossos representantes cobraram os representantes da reitoria acerca das respostas aos 12 pontos aprovados em Assembleia, realizada no final de fevereiro, os quais foram encaminhados para a CCRH (podem ser acessados no Boletim 13_21). Ficou nítido que os membros da reitoria sequer se debruçaram sobre o tema!

Nossos representantes reforçaram que não seria possível avançarmos em discussões sobre critérios de avaliação sem resposta acerca do conjunto dos pontos que apresentamos. Afinal, há questões muito importantes para pensarmos qualquer avaliação da carreira, como a necessidade de aumento do piso salarial, valorização dos básicos, garantia de verba para contemplar todos que atendam aos critérios que forem definidos, o que eliminaria a lógica de competição, dentre outras questões. Quanto à definição de quais poderiam ser os critérios de avaliação, partindo da premissa que precisam ser objetivos, seria necessário mais discussão com a categoria, já que há uma diversidade muito grande de atividades que são desenvolvidas pelos funcionários da universidade.

Nesse sentido, solicitamos que a reitoria disponibilize aos nossos representantes um relatório com dados quantitativos e qualitativos da categoria, expressando questões como perfis de raça e gênero, faixas salariais e de enquadramento na estrutura da carreira, dentre outras, para que possamos pensar também políticas específicas para corrigir eventuais distorções na nossa carreira. Sobre isso, os representantes da reitoria apresentaram muita resistência para divulgar esses dados, buscando justificativas para não disponibilizarem. Ao final, comprometeram-se a avaliar a possibilidade de enviarem esse relatório aos nossos representantes, mediante uma solicitação formal por escrito, a qual encaminharemos. Em resumo, fica explícito que a reitoria não tem nenhum interesse em fazer uma nova avaliação da carreira, e que a ladainha de que estão esperando propostas do sindicato é conversa fiada, já que, quando enviamos
nossas propostas, eles sequer dignam-se a respondê-las. Se acaso a CCRH se declarar incompetente para discutir alguns dos pontos, queremos então negociação direta com o reitor sobre o tema!

Reunião da Secretaria de Carreira reafirma foco na Campanha Salarial, mas avança em reflexões para nova avaliação!

Na reunião da Secretaria de Carreira do Sintusp, realizada para preparar nossa intervenção na CCRH, reafirmamos as propostas já aprovadas na Assembleia realizada em fevereiro.

Dentre os pontos já aprovados, várias intervenções destacaram que a avaliação da carreira não pode ser encarada como uma substituição da nossa campanha salarial, já que carreira não é reajuste, e que a luta pela manutenção dos nossos salários é fundamental.

Além disso, outras falas destacaram os problemas dos processos anteriores, e como eles atuaram para promover divisões entre os trabalhadores. Até mesmo por isso, também reforçamos a reivindicação de que não tenha uma limitação orçamentária prévia para os processos de avaliação, e que a promoção seja automática para todos que cumpram os critérios para progressão.

Além de reafirmar as propostas já aprovadas anteriormente, avançamos na compreensão de que os membros da reitoria na CCRH estão na linha da enrolação. Nesse sentido, passadas as tratativas sobre a campanha salarial, vamos exigir que o reitor nos receba diretamente para negociarmos nossas propostas para a Carreira! Durante as reuniões foram elencadas outras propostas e reflexões, como estabelecermos um olhar para as questões raciais e de gênero, priorização para progressão daqueles que não foram contemplados nos processos de avaliação anteriores. Também foram destacadas as dificuldades de promover alguma avaliação durante a pandemia, e que por isso deveria ter uma referência para todos os funcionários. Essas e outras propostas serão levadas para discussão em outros fóruns da categoria, e foram registradas como contribuições para o debate, ficando ainda em aberto.