Faltam funcionários e médicos! Ao invés de contratar médicos e funcionários, a reitoria insiste em fazer remendos para terceirizar e ao mesmo tempo continuar com a implementação da sua política de “Sustentabilidade Econômica da USP”, que prevê o enxugamento do quadro de funcionários.

Em reunião com médicos e funcionários na semana passada, foi comunicado, impositivamente e autoritariamente, pela direção do SVOC que médicos e funcionários terão as suas jornadas de trabalho (12 horas) alterada para o período diurno, deixando de fazer autópsias no período noturno, o que haverá colapso no atendimento à população da Capital, fazendo autópsias apenas no período diurno, mas continuando a receber corpos no período diurno e noturno. Se atualmente, mesmo as autópsias sendo realizadas dia e noite já surgem problemas entre famílias de mortos, funerárias e SVOC, que dirá o mesmo funcionando só no período diurno.

Comunicou também que não aceitará mais Banco de Horas, o que fará com que seja desrespeitado o ACT – Acordo Coletivo de Trabalho.

Nos últimos anos, O SVOC não tem contratado funcionários e médicos pela USP, apenas pela Fundação da Faculdade de Medicina e de forma insuficiente para atender a demanda da população. Tendo em vista esta precariedade de servidores, diariamente ocorrem fatos inadmissíveis com familiares, na entrega dos seus entes queridos.

As condições de trabalho são precárias. Uma maca para dois cadáveres. As mulheres que lá trabalham são as que mais sofrem e adoecem. A doença mental e o alcoolismo afetam as vidas de trabalhadoras(es) e as VIDAS IMPORTAM PARA NÓS, como as mortes.

O fato é que o sucateamento e a más gestões da reitoria e da FM sobre o SVOC provocarão o caos, pois para eles pouco importa a população que mantém a universidade.

A ordem é SUCATEAR PARA TERMINAR DE PRIVATIZAR, pois lá há também uma Fundação. Enquanto isto a população e os trabalhadores sofrem, pois VIDAS e Mortes não importam para eles, o que importa é o dinheiro.