Conforme estamos denunciando desde maio, a reitoria tenta demitir 30 trabalhadores contratados pela USP para atuação nos navios Alpha Crucis, Alpha Delphini e embarcações de Ubatuba e Cananeia, que são ligados ao Instituto Oceanográfico da USP. Desde então, a atuação do Sintusp, em conjunto com os trabalhadores ameaçados de demissão, segurou inicialmente as demissões e deu repercussão ao caso.

No entanto, ao mesmo tempo em que a reitoria foi enrolando pra dar respostas aos trabalhadores, acabou fechando contrato com uma empresa para assumir os Navios, o que representa uma nítida disposição em efetivar as demissões dos atuais trabalhadores.

A situação extremamente desrespeitosa e angustiante para os trabalhadores, que já se arrasta há meses, gerou um sentimento de revolta com a Universidade, ou pra usar os termos da moda pra gestão marqueteira de Carlotti, gerou um sentimento de “despertencimento” nos trabalhadores. Com isso, a grande maioria já nem quer permanecer na Universidade, e passamos a dar mais força pra exigência do pagamento das verbas rescisórias, como a multa dos 40% do FGTS. Nosso advogado, o dr. Luiz Eduardo Greenhalgh, considera que é necessário, inclusive, pagamento de danos morais aos trabalhadores. Afinal, conforme denunciamos, a suposta irregularidade na forma dos contratos não é responsabilidade dos trabalhadores, mas sim dos gestores uspianos. Mas, como sempre acontece, só quem vai pagar o pato serão os trabalhadores!

No início desta semana fomos informados que a USP não vai pagar as verbas rescisórias, e que vai antecipar a transição da atual tripulação para a empresa terceirizada, prevista para o dia 10 de novembro, para esta quarta, dia 01. Para isso, exigem que os membros do sindicato que acompanham os trabalhadores saiam dos navios, e que os trabalhadores também desocupem e realizem os procedimentos de transição. Um verdadeiro absurdo, um escárnio, uma maldade, um ato de desumanidade! Isso tudo na reitoria da “inclusão e pertencimento”!

Reafirmamos que não vamos aceitar e vamos resistir! A Assembleia das tripulações dos dois navios de pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP realizada nesta terça, 31/10, decidiu que não haverá a transição para a empresa terceirizada contratada pela universidade, substituindo as duas tripulações dos navios.

O Sindicato estará no portão 8 do cais do Porto de Santos, nesta quarta, dia 01, a partir das 7h da manhã, para garantir esta decisão de não permitir a entrada da Terceirizada. Estarão presentes nossa Central Sindical CSP-CONLUTAS e apoiadores tais como Sindicato dos petroleiros de Santos, Sintrajus (sindicato dos trabalhadores do judiciário estadual de Santos e região) parlamentares, estudantes entre outros. De outra parte, as tripulações unidas não permitirão o embarque da empresa terceirizada.

Chamamos todas e todos que puderem para ir até lá prestar a solidariedade, bem como divulgar esse absurdo e expressar sua solidariedade nos locais de trabalho. Não aceitarmos esse ato desumano da gestão Carlotti/Arminda!