Nesta 6°feira, 10/11, 10h30, os trabalhadores dos navios de pesquisa da USP, ancorados em frente ao Centro de Apoio Oceanográfico Prof. Dr. Luiz Bruner de Miranda (em frente à CARGOBR – R. Xavier da Silveira, 40, Santos – SP) desembarcam e vão coletivamente ao  Ministério Público do Trabalho, juntamente com  militantes do Sintusp e de outras entidades, para denunciar a USP pela demissão sumária e o não pagamento das verbas rescisórias dos 30 tripulantes dos navios Alpha Crucis e Alpha Delphini, que trabalharam 20, 30 ou até 40 anos dedicados à pesquisa oceanográfica de ponta em nosso país.

A USP agora “descarta” estes profissionais, sob a alegação de que a Universidade cometeu irregularidades na forma de contratação. Por fim, para “resolver” o problema que ela mesma criou, a USP demite sumariamente esses trabalhadores, sem sequer pagar as verbas rescisórias e, “às pressas”, contratou uma empresa terceirizada, ignorando a enorme experiência dos atuais tripulantes.

Esta ação e a manifestação de apoio ocorrerão nesta sexta-feira, 10/11, às 10h30. Neste dia, será iniciada a transição das tripulações, que deverá ser concluída no dia 24/11.

A luta pelo pagamento de todas os direitos das tripulações dos navios e do pagamento de todas as verbas rescisórias continua!