Após o anúncio feito pelo governo estadual desobrigando o uso de máscaras em locais fechados, medida que foi duramente criticada por epidemiologistas, a reitoria da USP publicou comunicado mantendo sua obrigatoriedade no âmbito interno da Universidade.

Consideramos a medida correta, já que apesar da diminuição do número de casos e de óbitos, a pandemia não acabou. E está mais que comprovado que nos ambientes fechados a melhor maneira de garantir proteção para si e para os outros é através do uso de máscaras adequadas. Chama a atenção, inclusive, que neste comunicado a reitoria destaque que as máscaras devem ser do tipo cirúrgicas ou PFF2, o que também é correto, já que a eficácia de máscaras de pano, por exemplo, diante das variantes mais contagiosas do vírus, é bastante reduzida.

No entanto, de acordo com relatos que temos das unidades, há ainda desigualdade no fornecimento de máscaras. Algumas unidades fornecem máscaras com regularidade, outras ainda não garantiram as máscaras adequadas. A reitoria precisa garantir a compra e distribuição das máscaras adequadas para todas e todos os funcionários da USP.