Intensificar a Luta em defesa do Centrinho

Nas últimas semanas, a luta em defesa do HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Crâniofaciais), mais conhecido como Centrinho, ganhou força. Entidades do movimento sindical, estudantil e social, bem como parlamentares, figuras públicas, familiares e ex-pacientes que fizeram essa luta repercutir, inclusive internacionalmente, aumentando a pressão sobre a reitoria e o governo estadual.

Na semana passada, ocorreu uma importante audiência pública na Câmara Municipal de Bauru, na qual todos esses apoiadores expressaram a necessidade de defender a permanência do Centrinho na USP.

USP quer entregar Centrinho para as famigeradas OSs

Essa situação tem sua origem em 2014, quando o conselho Universitário votou pela desvinculação do HRAC da USP (ver quadro abaixo). Após isso, apesar da votação do CO, a questão não andou, pois não havia disposição do governo estadual em assumir o Centrinho. Anos depois, como parte da operação que envolveu a construção do Hospital das Clínicas de Bauru e da instauração do curso de Medicina, enfim a USP pretende se livrar do Centrinho, o que significa, na prática, entregá-lo para ser gerido por alguma OS (Organização Social). Ressaltamos que OSs são entidades privadas que lucram com a precarização cada vez maior da saúde.

Com isso, o atendimento de excelência promovido pelo Centrinho está em risco, bem como há uma grande insegurança por parte dos funcionários atuais em relação ao seu futuro, bem como com as pesquisas e o ensino.