Com a fase vermelha do Plano SP e o agravamento da pandemia, o próprio Plano USP de retorno gradual das atividades presenciais estabelece que a USP deve voltar à fase A, de Máxima Restrição! Isso significa que praticamente todas as atividades não essenciais devem ser suspensas!

Estamos entrando no mês de março, e até agora a reitoria não havia se pronunciado sobre as mudanças do cenário, nem informado a atualização das fases do próprio plano USP.

Finalmente, nesta quarta, no final do dia, o GT responsável pela elaboração do Plano de Retorno publicou o Décimo Segundo Documento, estabelecendo que a USP volta à fase do Plano interno, de Máxima Restrição, com restrição rigorosa de acesso aos campi e suspensão de todas as atividades presenciais não essenciais pelo menos até o dia 26 de março!

Portanto, a despeito de eventuais acordos nas unidades, os diretores e chefes não podem convocar nenhum funcionário, em nenhum campi, que não realize serviço essencial a comparecer presencialmente no campus! Caso seja convocado irregularmente, informe o sindicato!

Registramos, ainda, que consideramos absurdo que os terceirizados não sejam considerados nessa questão! Reivindicamos que também os terceirizados possam entrar imediatamente em quarentena, e no caso dos serviços essenciais, que os do grupo de risco e acima de 60 anos sejam dispensados, mediante compromisso das empresas contratadas de não demissão!

E reafirmamos, mais do que nunca, nossa posição já deliberada em Assembleia: Retorno seguro, somente com a Vacinação em Massa!

A reitoria deve intervir no debate público apoiando a necessidade de um Plano de Vacinação em Massa imediato, inclusive com quebra de patentes! Ver