CARTA ABERTA    DA     REDE PROFIS   EM APOIO AO HRAC/USP (Centrinho Bauru/SP )

Bauru,11/02/2022

Original em PDF, clique aqui!

A Rede Nacional de Associações de Pais e Pacientes com Fissura Labiopalatina – Rede Profis, que congrega 42 organizações e demais serviços afins no Brasil, abrangendo milhares de pacientes, vem manifestar seu apoio ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo – HRAC/USP (Centrinho).  tornando pública sua preocupação com as mudanças anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Para tanto seguem algumas considerações:

 1) Com base em reportagens veiculadas na imprensa pelo próprio HRAC/USP em 29/12/2021 tomamos conhecimento da Criação do Hospital das Clinicas e sua relação com o HRAC/USP, a saber:

-A USP e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, assinaram hoje, dia 29 de dezembro de 2021, um autorizo e um acordo de cooperação técnica para a implantação do novo Hospital das Clínicas de Bauru (HC), que deverá dar início às suas atividades no primeiro semestre de 2022.É um novo equipamento que, além do atendimento à população, permitirá o ensino e a pesquisa na área da saúde.

– O HC de Bauru foi criado pelo decreto estadual nº 63.589, de 06/07/2018, que estabelece um novo complexo, composto pelas unidades 1 e 2 do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho, ligado à USP, funcionando como hospital de referência com todas as especialidades médicas e leitos de alta complexidade. Também servirá como hospital-escola para os estudantes do curso de Medicina, que teve início em 2018, além das graduações em Fonoaudiologia e Odontologia, oferecidos naquele campus.

– A assistência oferecida pelo Centrinho será integrada ao escopo completo do HC, preservando e fortalecendo seu papel de destaque nacional e internacionalmente pelo pioneirismo em tratamento e pesquisas em cirurgias bucomaxilofaciaisO HC manterá as atividades atuais do HRAC e permitirá uma expansão de outras especialidades em saúde para toda a região de Bauru.

– A Secretaria da Saúde fará um chamamento público para contratação de uma organização social de saúde (OSS) que atuará junto à pasta na gestão. Os cerca de 500 profissionais que já atuam no Centrinho terão seus empregos assegurados, podendo permanecer no HC ou realocados pela USP, que será responsável pela folha de pagamento e encargos trabalhistas.

2)Considerando o contexto atual apresentado, a Rede Profis vem ressaltar a importância da criação do Hospital das Clinicas no cumprimento de suas finalidades -ensino, pesquisa e extensão-, ressaltando, porém, a sua indignação   com a redução do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) em uma Clínica ou num simples Departamento do Hospital das Clínicas.
 – A Rede Profis por meio de seu representante legal ,Thyago Cezar (Vice Presidente da Rede Profis, Paciente reabilitado do HRAC após 25 anos de tratamento, Advogado, Mestre e Doutorando pela USP), enviou, em 04/02/2022, mensagem em vídeo, ao Magnífico Senhor Reitor da Universidade de São Paulo Prof. Dr Carlos Gilberto Carlotti Jr., manifestando o posicionamento da Rede com relação a situação apresentada com as seguintes argumentações:

 *O referido Hospital, hoje centro de Excelência em atendimento em reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais, como seus próprios números demonstram, atende e já atendeu parte significativa da população com anomalias craniofaciais e todo território nacional. Em dezembro de 2020, o HRAC atingiu a marca de 122.639 pacientes já atendidos . (No Brasil a estimativa de pessoas com fissura labiopalatina é de 326 mil, considerando a população brasileira de 212 milhões para 1/650 nascimentos) 
Deste modo, transformar o referido Centro em uma Clínica ou Departamento do Hospital de Clínicas, tirando a sua independência funcional e administrativa, significa um grave ataque a um dos mais relevantes patrimônios da sociedade local, estadual e nacional. Não distante a isso , a referida transformação nitidamente terá o Condão de causar gravíssimos prejuízos ao sistema de reabilitação que atende centenas de milhares de pessoas.
*De modo algum somos contrários a abertura do Hospital das Clínicas, pelo contrário, apoiamos, entretanto,  alertamos  que a redução do HRAC, em uma Clínica, revelará a destruição de um Hospital com aproximadamente 6 décadas de existência e excelência no atendimento, com reconhecimento , tanto nacional , como internacional .

Desta forma …

Reiteramos   ao Magnifico Reitor e demais autoridades envolvidas que, ao proceder a abertura do Hospital das Clínicas, preserve a autonomia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, determinando que haja entre os dois hospitais, convênios, parcerias ou outros instrumentos legais possíveis.

Ressaltamos que a Rede Profis se solidariza com inúmeras organizações de fissura labiopalatina do Brasil, bem como com os pacientes e familiares envolvidos, em defesa da não desvinculação do HRAC da Universidade de São Paulo (USP), garantindo a sua autonomia no processo de integração ao escopo do Hospital das Clinicas de Bauru,

 Com a expectativa de que esta solicitação seja atendida, dada a importância e a relevância da manutenção da Independência do HRAC/USP- conhecido carinhosamente como Centrinho, agradecemos a atenção e desejamos sucesso à nova gestão, junto a esta importante Universidade.

Parafraseando as palavras do Prof. Dr. Miguel Reale digníssimo reitor da USP em 1973, quando da inauguração do Centrinho USP afirmo:

“Aqui,  no Centro do Estado de São Paulo, pulsa o coração da Universidade”.

O Centrinho é USP. Portanto, não deixemos parar de pulsar o Centrinho -Coração da Universidade -, preservando e fortalecendo   seu papel de referência nacional e internacional na assistência, ensino e pesquisa em malformações craniofaciais.

Atenciosamente             

 Ms. Thyago Cezar  ( Paciente reabilitado, Advogado e Doutorando)                       

  Diretoria  Rede Profis                                                               

Para : Magnífico  Reitor da Universidade de São Paulo

 Prof. Dr Carlos Gilberto Carlotti Jr.  gr@usp.br

Excelentíssimo  Governador do Estado de São Paulo  João Doria Jr.  gabinetedogovernador@sp.gov.br

Secretário da Saúde  do Estado de SP : Dr. Jean Gorinchteyn gabinetedosecretario@saude.sp.gov.br