Conforme divulgado em Carta Aberta aprovada pelo CDB do Sintusp e em nosso último boletim em áudio, o Sintusp considera que esse processo de “eleição” reitoral é uma farsa, e por isso chamamos a categoria a boicotar a Consulta à Comunidade, já que ela tem menos validade que uma pesquisa eleitoral de qualquer um desses institutos de pesquisa que tem por aí.

A tal consulta ocorreria quinta, dia 18. Ainda pela manhã recebemos informações de que as pessoas que queriam participar não estavam conseguindo votar. Para nossa surpresa, aparentemente a reitoria decidiu aderir ao nosso chamado e ela mesma boicotou a consulta. Brincadeiras à parte, o fato é que a consulta saiu do ar, e apareceu uma mensagem que dizia que ela estava cancelada, sendo remarcada para o próximo dia 22. Somente no período da tarde foi emitido um Comunicado da Comissão Eleitoral, que alegou falhas técnicas no Sistema utilizado para realização da Consulta como causa para o adiamento.

Ainda que falhas técnicas possam ocorrer, causa estranheza que isto ocorra justo no único momento desse processo espúrio de escolha reitoral que é aberto a alguma participação geral da comunidade (mesmo que essa participação seja figurativa). As especulações e até talvez teorias da conspiração ganham força justamente pelo fato do processo ser totalmente fechado, indireto e antidemocrático, E mais ainda quando as chapas são encabeçadas por membros da gestão, sendo uma delas encabeçada pelo atual vice-reitor. Aliás, chama a atenção o tanto de divulgação de atividades promovidas pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão feitas nesse período de sucessão reitoral.

Enfim, por tudo isso redobramos o chamado à categoria para que Boicote a Consulta e aos nossos representantes em Congregações e conselhos centrais que anulem o voto como expressão de rechaço a esse processo antidemocrático.