Abaixo divulgamos algumas falas dos nossos representantes na reunião do CO de 20/02/24:
1 – Sobre a Carreira
O reitor declarou no início da reunião que apresentaria à comunidade, nas próximas semanas, a proposta da reitoria sobre o processo de avaliação da Carreira de Funcionárias (os). De acordo com o reitor, ocorrerá uma reunião virtual com os diretores de unidade e 1 assistente indicado por cada diretor para apresentação do projeto, com abertura para perguntas. Após isso, ocorrerá uma apresentação virtual para toda a comunidade, porém sem possibilidade de perguntas. Na sequência, ocorrerão workshops com alguns dos responsáveis pela elaboração do projeto, e por fim o projeto iria para aprovação no CO.
Abaixo as falas dos nossos representantes no CO, Samuel Filipini e Reinaldo Souza, questionando o reitor sobre o tema:
2 – Denúncia sobre Perseguição no Museu de Zoologia e questionamento sobre Convocação dos aprovados em Concurso de Analista
Na parte da fala livre aos membros, o representante Reinaldo Souza também apresentou uma denúncia sobre o processo de perseguição promovido pelo diretor do Museu do Zoologia contra os funcionários, bem como questionou sobre a previsão para o início da convocação dos aprovados no concurso aberto para analista administrativo:
3 – Eleição de Representante para Comissão de Ética
Nesta reunião do CO, houve “eleições” para membros de diversas comissões. Na maioria delas, não há representação de funcionários, como é o caso da COP (Comissão de Orçamento e Patrimônio). A única em que há 1 vaga de representante de funcionários é a Comissão de Ética. No entanto, a escolha desse representante não é feita pelos próprios funcionários, e sim através de uma “eleição” no próprio Conselho Universitário, podendo ser indicado qualquer funcionário. Em geral, algum diretor de unidade ou membro do CO próximo da reitoria indica um nome ligado à administração que acaba eleito pelo conjunto do Conselho. O nome indicado dessa forma foi o do procurador geral Salvador Ferreira, que era o atual “representante” dos funcionários na comissão.
Resolvemos apresentar o nome do nosso representante no CO, o companheiro Reinaldo Souza, para fazer um contraponto com esse método de escolha que não contempla a nossa categoria. Surpreendentemente, essa votação “rachou” o CO, e nosso companheiro foi eleito por 1 voto de diferença. Veja as falas de defesa do nome do nosso representante e o resultado final da votação: