Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI) existe desde 1954 em Ribeirão Preto

Da noite para o dia e sem nenhuma informação aos trabalhadores e à comunidade, a gestão do “Reitor do diálogo” transferiu os 12 funcionários do SVOI para a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP). Por enquanto, a transferência se deu apenas no “IFPonto”, mas a medida tem gerado angústia na equipe que não sabe qual será o futuro do Serviço.

O SVOI foi criado praticamente junto com a FMRP, nos anos 50 do século passado, para prestar serviços à comunidade e ao mesmo tempo servir de apoio para ensino e pesquisa.

O órgão é oficialmente uma Unidade da USP e regulamentado por lei estadual desde 1986. Dentre suas funções, além do esclarecimento de causas de mortes, está a “certificação” de outros SVOs em cidades do interior.

Nos últimos anos, o SVOI foi vítima da mesma política nefasta de abandono que a USP promove em setores vitais de sua estrutura. As aposentadorias e demissões não foram repostas a ponto do horário de atendimento do SVOI cair significativamente e parte das autópsias serem transferidas para o SVOR (Regional) que está instalado dentro do HC de Ribeirão Preto.

Um dos receios dos trabalhadores do SVOI é que sejam obrigados a trabalhar nesse SVOR, onde as condições de atuação profissional são bem diferentes. E há ainda as funções administrativas como a Secretaria, a Compras e a Contabilidade, que podem simplesmente desaparecer.

No dia 3/5, o SINTUSP realizou reunião com os trabalhadores do SVOI e em seguida encaminhou pedido ao Diretor da FMRP para realização de uma reunião URGENTE onde sejam esclarecidos quais os planos para o setor.

No dia 4/5 a Diretoria enviou uma resposta surpreendente: “Informamos que tomamos conhecimento da transferência para a FMRP em 03/05, faremos uma avaliação da situação com o novo coordenador e semana que vem provavelmente teremos uma posição e os receberemos” (acreditamos que referindo-se a receber os trabalhadores e o SINTUSP).

Esperamos que os trabalhadores sejam ouvidos antes que as decisões sobre as rotinas de trabalho sejam definidas!