Cique aqui para acessar o PDF Original em português e espanhol

Os Trabalhadores e Trabalhadoras do 4º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e de Lutas, que acontece de 21 a 24 de abril em Dijon – França, repudiam e se manifestam contra a desvinculação do HRAC – Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais da USP – Universidade de São Paulo, situado em Bauru, Estado de São Paulo.
O HRAC conta com 120 mil pacientes reabilitados e em tratamentos de fissuras lábio palatais, deficiências auditivas e mal formações crânio faciais e está prestes a ser transferido, junto com seus 535 funcionários (que são da USP e permanecerão na folha de pagamento da Universidade) à uma Organização Social ou Fundação (ambas de direito privado) que administrarão esse importante centro de pesquisa, formação e atendimento, além de seus recursos vindos do Estado, Federação, além de um convênio com uma organização dos EUA. É o mesmo processo que já vem acontecendo com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP da capital, administrado por Fundação Privada e que já tem um terço de seus leitos privatizados.
Além do imenso impacto na vida das pessoas e das famílias atendidas, o HRAC possui o maior Banco Genético do mundo nesta área, cursos de especialização e mestrado, formando profissional do Brasil e de vários países do mundo. É um Centro internacionalizado, exportando tecnologias nas áreas em que atua.
Nessa tentativa de desvincular o HRAC da USP entram na negociação o Governo do Estado de São Paulo, referenciando o novo Hospital. A consequência prática dessa manobra é que na nova estrutura serão atendidos apenas pacientes da região de Bauru, desamparando pacientes de outras cidades do Brasil e países da América Latina.
As consequências serão de curto, médio e longo prazo com a final descaracterização de um Centro que se tornou único no mundo.
E pensando na fundamental continuidade das pesquisas e no, não menos importante atendimento à população, que os participantes deste encontro solicitam ao Reitor e ao Conselho Universitário da USP, que revoguem a desvinculação do HRAC, permitindo que a Universidade continue cumprindo sua missão de vanguarda no ensino, pesquisa e prestação de serviços principalmente à população pobre.

Dijon, 24 de abril de 2022.