Os servidores técnico administrativos da USP, reunidos em Assembleia realizada no dia 20 de janeiro de 2022, manifestam seu apoio aos trabalhadores do bandejão central da USP, que encontram-se paralisados há mais de uma semana, como último recurso para conter a disseminação de casos de covid-19 e influenza entre os funcionários.

É absurda a situação, com 16 casos entre os trabalhadores nas últimas semanas, ainda que em número reduzido por ocasião das férias de muitos deles e dos estudantes, o que indica que se fossem mantidas as atividades a tendência seria de aumentar ainda mais a quantidade de contaminados, expondo assim suas vidas e de suas famílias aos riscos de uma pandemia ainda fora de controle.

Por esta condição estar também acontecendo em toda a universidade, a Assembleia aprovou também um INDICATIVO DE GREVE SANITÁRIA, a ser discutida na Assembleia do dia 27/1/2022, caso a reitoria não atenda as reivindicações abaixo:

– Suspensão do trabalho presencial dos serviços não essenciais condicionada à data de retorno das aulas.

– Por um plano de testagem para os trabalhadores dos serviços essenciais, que a USP utilize os testes existentes no ICB e FCF e outras unidades que os possuam, para toda a comunidade uspiana, fazendo os investimentos necessários.

– Contratações imediatas e efetivas para o HU

– Por um novo plano sanitário discutido em conjunto com as entidades representativas

– Nenhuma punição a quem paralisou os trabalhos como medidas de proteção contra a covid-19 e a Influenza

– Divulgação dos números da pandemia dentro da USP (número de óbitos, afastamentos, contaminados, etc.)

– Proteção a toda comunidade USP sem diferenciação! Que professores, alunos e funcionários (efetivos e terceirizados) tenham tratamento igualitário quanto a proteção contra o vírus!

– Abono das horas negativas referentes ao ano de 2019!

São Paulo, 20 de janeiro de 2022

Assembleia Geral dos Trabalhadores da USP