Todas e todos ao Ato da próxima 4ª feira (26/1) e às reuniões de unidade!

E chegamos ao fim do mês de janeiro, e permanecemos sem respostas da reitoria. A cada dia que batemos com a cara na porta, mais nos dá a impressão que estamos indo a uma casa abandonada! Como nos filmes, a casa parece vazia, mas quando nós menos esperamos, aparecem os “fantasmas”.  Na quinta-feira (20/1), enquanto continuávamos nossa peregrinação em busca de respostas para o surto de covid-19 no bandejão central, eis que encontramos o vice-Reitor e o superintendente da SAS (que estavam desaparecidos para tratar das questões que deflagraram a paralisação do bandejão) na inauguração da lavanderia do CRUSP.  Questionados sobre a situação da USP e do restaurante, mais uma vez nos disseram que estavam impossibilitados de falar sobre o assunto por estarem de férias! Parece que para fazer inaugurações e festividades os responsáveis encontram um tempo no período de transição de reitorias, mas para resolver um problema sanitário urgente na universidade, o relógio que utilizam anda mais rápido!

Como já sabemos que o diálogo só acontece quando os trabalhadores/as demonstram sua força, conforme deliberação de nossa Assembleia Geral de 20 de janeiro, convocamos funcionários, professores e estudantes, com todos os cuidados sanitários, para um Ato em solidariedade aos trabalhadores do bandejão central: paralisados pela defesa da saúde de quem trabalha e utiliza o restaurante! O Ato será realizado em frente à reitoria no dia 26/1, às 12 horas.

Já em preparação para nossa nova Assembleia Geral do dia 27/1, às 14 horas, que votará o indicativo de greve sanitária, chamamos os diretores de base para a convocação de uma bateria de reuniões de unidade pela USP. Pelos informes das unidades que tivemos durante a Assembleia podemos reafirmar com convicção que há um surto de contágios de covid-19 em toda a Universidade! As diretrizes aos dirigentes elaboradas pela comissão assessora da reitoria (que repetimos, nem sabemos quem faz parte), não dá conta da gravidade e a urgência da situação, é praticamente um documento elaborado em cima de uma ficção!

AS PROPOSTAS FORAM ENVIADAS, ESPERAMOS RESPOSTAS!

No jogo do “deixa que eu deixo” da Reitoria, para não ter nenhuma dúvida, protocolamos um ofício com as reivindicações aprovadas em Assembleia para o reitor atual e para o que tomará posse no dia 25/1. A transição da USP é peculiar, os novos dirigentes não se encontram para pensar inclusive as urgências imediatas, aqui todo mundo some e nem sequer aparecem na reitoria! Estamos aguardando a reitoria receber o sindicato até a próxima Assembleia que será realizada no dia 27/1 às 14 horas, de maneira virtual.