Diante do quadro de fome e morte promovido pelo governo federal, que fez parceria com o vírus e está destruindo o país, a insatisfação popular com esse desgoverno genocida aumenta a cada dia. O quadro é dramático, já são quase 500 mil mortes provocadas pela Covid-19, impulsionadas pelo negacionismo de Bolsonaro, que se negou a adotar qualquer política de combate ao vírus. A isso soma-se a crise econômica e social, com milhões de desempregados, e mais da metade da população passando por sérias dificuldades até mesmo para se alimentar. E Bolsonaro, em conjunto com o congresso e os governadores aproveitam a crise para aprofundar os ataques aos trabalhadores, cortando salários e direitos, avançando na agenda de entrega do país, enquanto assistimos os bilionários aumentarem suas fortunas em plena pandemia.

O elemento que faltava na conjuntura, que eram as ações de massas, felizmente começam a aparecer. As grandes manifestações que ocorreram no último dia 29 de maio abriram um novo momento na luta pra derrubar o governo genocida de Bolsonaro e Mourão, abrindo a possibilidade de que, com a entrada em cena das mobilizações de massas, ampliemos as forças pra derrubá-lo!

Bolsonaro é mais perigoso que o vírus

Apesar da pandemia e a necessidade de mantermos o isolamento social, está nítido que a permanência de Bolsonaro no poder é mais perigosa que o vírus! Na verdade esse governo potencializa os riscos da pandemia! Nesse sentido, não nos resta outra alternativa que não ir pras ruas.

Orientamos quem for aos atos a utilizar máscara PFF2, faceshield e que evitem tirar a máscara ou levar as mãos aos olhos, boca e nariz.

Exigir das Grandes Centrais Sindicais uma Paralisação Nacional rumo à Greve Geral Sanitária

Se os atos de rua foram importantes, agora é necessário seguirmos mobilizados, e levarmos essa luta para os locais de estudo e trabalho. Por isso é fundamental que as grandes centrais sindicais como CUT, Força Sindical e CTB convoquem um dia de paralisação nacional, com vistas à construção de uma greve geral sanitária, que levante um programa de saída pra situação que nos encontramos: Vacina pra todos Já, com quebra das patentes, Quarentena Geral de pelo menos 30 dias, com auxílio emergencial digno e estabilidade no emprego, e sobretudo, Fora Bolsonaro e Mourão! As centrais estão chamando um dia de luta para a véspera dos atos do dia 19. Achamos que esse dia deve servir pra impulsionar a mobilização para os atos do dia 19, estabelecendo uma unidade entre os trabalhadores e a juventude!

Vejam os horários e locais de concentração dos Atos em algumas cidades do Estado

  • Bauru – Praça Rui Barbosa | 14h
  • Lorena – Praça Arnolfo Azevedo | 9h
  • Piracicaba – Praça José Bonifácio | 10h
  • Ribeirão Preto – Caminhada Esplanada do Teatro Pedro II | 9h
  • São Carlos – Praça dos Voluntários, Mercadão e semáforos no entorno | 10h
  • São Paulo – Capital – MASP| 16h

No Ato da Capital, o Sintusp fará parte do Bloco da CSP-Conlutas, que irá se concentrar entre o TRF e o MASP.