O diretor da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da capital emitiu o Comunicado EEFE 014/2021, no qual estabelece que setores como Vigilância, Limpeza, Manutenção e Apoio Acadêmico devem retornar presencialmente em sua totalidade. O mesmo comunicado estabelece retorno por escala dos setores de informática e biblioteca, e abre margem para que os outros setores retornem mediante convocação das chefias imediatas. Ou seja, é o negacionismo imperando na Escola de Educação Física! Um escárnio!

Chama a atenção que o Comunicado da direção da Educação Física chega a ser pior que o 15° Documento do Grupo de Trabalho da reitoria para readequação do Ano Acadêmico. No documento da reitoria, ao menos, há a referência ao retorno após a segunda dose da vacina (o que já é absurdo, conforme já denunciamos em outros boletins, pois toma a vacinação como algo individual e não coletivo). Além disso, o documento da reitoria estabelece os limites de servidores por espaço. O Comunicado da EEFE desconsidera todos esses elementos, convocando todos os servidores de alguns setores de forma indiscriminada, com ou sem vacina, com ou sem comorbidades, desconsiderando o espaço físico dos setores, desconsiderando os riscos do transporte público, entre outros.

Não é demais lembrarmos que a situação da pandemia segue gravíssima em nosso país, e o estado de São Paulo é o epicentro. A média de mortes nos últimos 7 dias no Brasil está na casa das 2 mil. Em São Paulo, somente nesta terça-feira foram registradas 810 mortes! O quadro é mais grave do que o que tínhamos ao longo de todo o ano de 2020!

Diante desse cenário, a medida da reitoria, que flexibilizou os critérios de isolamento, e agora esse absurdo comunicado do diretor da EEFE são expressões do negacionismo da pandemia que impera em nosso país, e que se demonstra, com diferentes graus, nas várias esferas de poder. É revoltante que em plena Universidade de São Paulo tenhamos esse tipo de postura! Saibam que se um único funcionário vier a falecer por conta dessa medida, ou algum familiar de funcionário, os nomes dos responsáveis serão lembrados!

Convidamos os funcionários(as) da EEFE para uma Reunião de Unidade Virtual para amanhã, quinta-feira, às 14h, via Google Meet. Encaminhamos o link por e-mail, mas acaso algum funcionário da EEFE não tenha recebido, solicitar para o e-mail: sintusp@sintusp.org.brNão vamos deixar passar essa medida absurda!

Reitoria Precisa Receber o Sindicato

Conforme denunciamos desde o início da pandemia, em março do ano passado, a reitoria da USP adota uma postura totalmente autoritária no tocante às medidas de enfrentamento ao vírus. Solicitamos inúmeras vezes uma reunião com o reitor, e na maior parte dessas vezes fomos solenemente ignorados. Quando a reitoria nos recebeu, no final de dezembro do ano passado, o reitor não compareceu, enviou o chefe de gabinete para fazer anotações e pronto, nunca nos deram resposta!

Até o momento, apesar do discurso aparentemente democrático, a marca da atual gestão da reitoria tem sido a postura autoritária, que ignora as nossas demandas coletivas! Não é possível que decisões que, literalmente, afetam a vida de milhares de pessoas, sejam tomadas por um grupo de 6 dirigentes, sem qualquer discussão com a comunidade! Diante disso, uma vez mais encaminhamos a solicitação de uma audiência com o reitor Vahan, para discutirmos o absurdo documento do GT do retorno, bem como as políticas mais gerais de combate à pandemia e de preservação da vida da Comunidade. Esperamos que neste último ano de gestão o reitor finalize seu mandato abrindo um diálogo efetivo.

Retorno Presencial somente após a Vacinação em Massa

Lembramos e reforçamos nossa posição já aprovada em Assembleia da categoria. O retorno das atividades presenciais em setores não essenciais somente deve ocorrer após a vacinação em massa da população, consolidando um quadro de controle da pandemia. A vacinação não pode ser encarada como uma medida individual, ela só tem efetividade na medida em que for parte da imunização coletiva! Não podemos arriscar nossas vidas e de nossos familiares!