O contrato da limpadora terceirizada com o HU está chegando ao fim e foi prorrogado até outubro, quando ocorrerá nova licitação. A Superintendência do HU, de forma absolutamente cruel, aproveitou a prorrogação do contrato para cortar valores, sem garantir o mesmo número de trabalhadoras, o que já levou à demissão de pelo menos sete companheiras da higiene do hospital!!!

Depois de superexplorar essas trabalhadoras e submetê-las a péssimas condições de trabalho na linha de frente do combate à pandemia, a empresa as demite com a anuência da Superintendência do Hospital Universitário da USP. Essa é a retribuição da universidade à essas trabalhadoras da Saúde: mães de família na rua!

Para piorar, como em toda universidade, o número de trabalhadoras para limpeza de todo hospital já tinha sido reduzido antes da pandemia. A pandemia aumentou o trabalho das nossas colegas, e agora cortam postos de trabalho, piorando ainda mais a sobrecarga das que ficam!

O HU segue a política da Reitoria da USP de demissão dos terceirizados, que dá a sua contribuição para o aumento do desemprego, da miséria e da fome em meio à grave crise social. Os trabalhadores terceirizados arriscam suas vidas e são explorados pelas empresas para manterem a universidade funcionando, mas não recebem da USP a mínima estabilidade. Enquanto isso, a burocracia acadêmica mantém seus privilégios e seu fisiologismo com empresas terceirizadas que atingem lucros milionários às custas das demissões e da superexploração!

– Pela manutenção dos empregos de todas as trabalhadoras da limpeza do HU da USP! Não às demissões!

– Que a Superintendência do HU da USP, como contratante, garanta a manutenção das trabalhadoras da limpeza empregadas, independente do resultado da licitação. Se trocar a empresa, todas as atuais trabalhadoras devem ser contratadas por ela!

– Pela contratação de mais trabalhadoras para a limpeza do hospital, nenhum posto de trabalho a menos!