“Alguém acredita que não tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, ela não fala pelo conjunto, a chamada Proifes, ela não fala pelo conjunto dos Professores, as universidade federais ainda estão paralisadas…”.

Em razão desta fala, expressa durante entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura em 3 de setembro de 2012, o professor Ricardo Antunes foi interpelado judicialmente pela Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior).

Esta interpelação antidemocrática por essência, parte de uma entidade que em tese deveria defender os professores. Entretanto, a iniciativa comprova que essa estrutura sindical é nascida sob as bênçãos do governo para contrapor-se ao ANDES-SN, Sindicato que ousou não ajoelhar-se frente ao poderio estabelecido.

A ação tem claro viés intimidatório, pois visa calar uma das grandes vozes deste país. Inócua, é claro, pois Ricardo Antunes é daqueles que não se calam quando a educação brasileira é ameaçada. Por sua postura em defesa da educação, por sua luta pela democracia e por suas ações visando construir um país socialmente mais justo, o Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP – presta toda solidariedade ao Professor Ricardo Antunes.

São Paulo, 19 de março de 2013.
Diretoria Colegiada do Sintusp