Nesta 3ª feira, 18/10, o Fórum das Seis agendou um Ato Unificado como parte das mobilizações do dia Nacional em defesa da educação e para exigir abertura de negociação da nossa Pauta Unificada de 2022.

Após meses ignorando os inúmeros ofícios do Fórum das Seis exigindo reunião, enfim o reitor Tom Zé, da Unicamp, atual presidente do Cruesp, agendou uma reunião com as entidades do Fórum das Seis na terça, das 16h às 18h. Conforme apresentamos em nossos materiais, desde 2012 nossas perdas acumuladas exigiriam um reajuste de 21,6% para repor nosso poder de compra. Nesses 10 anos, perdemos o equivalente a 16 salários! Além disso, temos na nossa pauta a valorização dos salários iniciais das carreiras de funcionários e docentes (no nosso caso reivindicamos um valor fixo de R$1.200,00 para incorporar ao salário de todos), a defesa de contratações, dos hospitais universitários, da assistência estudantil, dentre outros pontos.

Nesse momento de eleição para o governo estadual, será que os reitores acordaram e perceberam que ficar fazendo caixa às custas do desmonte e do arrocho salarial só coloca a universidade em risco? Esperamos que sim, e que venham para essa reunião com propostas concretas!

O Ato ocorrerá na Unicamp, às 11h da manhã! Teremos ônibus. Os interessados em participar devem se inscrever no link até o final da tarde dessa segunda: https://forms.gle/4qCaBN8H3CwJBpua8

Ato fará parte do Dia Nacional de Lutas em defesa da educação, pelo Fora Bolsonaro!

Esse ato unificado do Fórum das Seis será parte do Dia Nacional de Lutas em defesa da educação, pelo Fora Bolsonaro. Conforme foi divulgado amplamente pela imprensa, logo após o primeiro turno, o governo federal confiscou mais de 2 bilhões das verbas do MEC, boa parte dela responsável pela manutenção das universidades e institutos federais. Diante disso, houve uma reação imediata de estudantes, funcionários e docentes dessas instituições e foi convocado o dia 18 como um dia nacional de lutas. Apesar do recuo parcial do governo, que voltou a liberar as verbas, o dia foi mantido, afinal esse ataque não é algo isolado. Desde que assumiu o governo, Bolsonaro ataca sistematicamente as universidades e a educação como um todo!

Neste dia, teremos diversas ações em todo país. Em assembleia realizada em 13/10, votamos pela adesão às manifestações que estão sendo convocadas. Na USP, os estudantes votaram pela realização de um Ato no P1, com fechamento do portão, a partir das 6h da manhã. Damos todo apoio e chamamos aquelas e aqueles que puderem a participar. Após isso, iremos com uma delegação ao ato da Unicamp.

A partir das 16h, ocorrerá um ato unificado no Vão livre do Masp.

Chamamos todas(os) a somarem-se a essa luta!