Em março, quando tivemos reunião entre o Cruesp e o Fórum das Seis, que acertou o reajuste de 20,67%, houve um compromisso dos reitores de instalar um Grupo de Trabalho para discutir o plano de recuperação das perdas desde 2012, além das propostas para valorização dos níveis iniciais das carreiras (lembrando que nós do Sintusp defendemos um valor fixo de R$1.200,00 para todos, que incidiria proporcionalmente mais nos menores salários). Mas até agora, passados quase dois meses, os reitores não responderam nada sobre isso. Nesse meio tempo, inclusive, já protocolamos também a Pauta Unificada da Campanha Salarial de 2022 (https://bit.ly/3l7fnH1).

Enquanto os reitores se fazem de mortos, a inflação segue em alta, e já está corroendo até mesmo o reajuste mais recente que tivemos. Em abril, de acordo com o IPCA, a inflação foi de 1,06%. Em março já havia sido de 1,62%. Ou seja, só considerando o índice oficial de inflação, já teríamos desde o reajuste uma inflação acumulada de 2,68%, fora as perdas anteriores.

Considerando os dados do IPCA de inflação específico dos itens de alimentação e bebidas, temos em março 2,42% e em abril 2,06%, somando só nesses dois meses 4,48%. Isso considerando os índices oficiais, já que no supermercado vemos que os preços da maior parte dos itens que mais consumimos subiu muito mais. Esse quadro reforça ainda mais a necessidade de termos uma reposição mensal dos salários que impeça novas perdas!

Por outro lado, as finanças das universidades seguem estáveis. Mesmo com o reajuste de 20,67%, o nível de comprometimento da receita com folha de pagamento segue abaixo dos 70% nas três universidades! Portanto há margem para recuperarmos as perdas e avançarmos nas nossas condições de vida e trabalho, também através das contratações necessárias para repor o quadro de funcionários.

Como sabemos pela experiência de anos e anos, não existe reitor bonzinho. Só vamos avançar e arrancar a recuperação das perdas, valorização dos salários mais baixos, contratações e o conjunto de nossas reivindicações através de luta e mobilização! Participe das nossas reuniões e assembleias, filie-se ao sindicato e fortaleça essa luta!