Na próxima Quinta, dia 15 de julho, ocorrerá a segunda reunião de negociação entre o Fórum das Seis e o Cruesp sobre a nossa Campanha Salarial 2021.

Nossas principais reivindicações são um reajuste imediato de 8% retroativo a maio, e mais um valor fixo de 500 reais para todos (o que representa um valor proporcionalmente maior para os menores salários), e ainda um Plano de Recuperação das Perdas Salariais desde 2012, que necessitaria de um reajuste de 29%, que propomos que seja aplicado num período de 2 anos.

O Fórum das Seis indicou uma Paralisação das 3 Universidades neste dia, e nós do Sintusp aprovamos a adesão à Paralisação em nossa Assembleia realizada no dia 13. Vamos pra cima conquistar nosso reajuste!

Negociação terá transmissão ao vivo10h

Por solicitação do Fórum das Seis, pela primeira vez a reunião de negociação terá transmissão em tempo real, o que permitirá que todas e todos possam acompanhar a discussão e os encaminhamentos. A reunião ocorre a partir das 10h.

O Link para assistir a reunião pelo Youtube é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=V626YEtzJqs

Além da transmissão pelo Youtube, haverá uma sala de reunião aberta no Zoom, na qual também haverá a transmissão da reunião, e as pessoas podem interagir.

Após o término da reunião de negociação, os membros do Fórum das Seis entrarão na sala de reunião no Zoom, e realizaremos uma avaliação dos resultados da negociação nesta reunião conjunta das 3 universidades!

O link para a sala do Zoom é o seguinte: Link: https://zoom.us/j/99270005176?pwd=T0ZHUWJBTFBaSnRzYjl2dlhYL2hjUT09

Situação Financeira das Universidades é a melhor dos últimos tempos!

É importante reforçarmos que a situação financeira das universidades é a melhor dos últimos tempos, apesar da pandemia. O nível de comprometimento da receita com a folha de pagamento está abaixo dos 75%, o que é um dos menores índices já vistos. Além disso, só a USP já tem uma reserva financeira próximo de 1 bilhão e meio! Portanto dinheiro tem!

Os reitores alegam que não podem conceder reajuste por conta da Lei Complementar 173. Conforme já destacamos em vários momentos, há pareceres judiciais que apontam que a Lei não se aplica às universidades, em face da autonomia universitária. Além disso, chama a atenção que na USP, por exemplo, encontraram brechas na lei pra poder pagar a progressão na carreira docente, o que demonstra que quando querem, encontram os caminhos.