O SINTUSP informa à categoria que, diante da grave denúncia apresentada por servidores do HRAC/USP – Bauru, protocolou-se junto ao Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Bauru) a competente Notícia de Fato, registrada sob o nº 000318.2026.15.001/2

A denúncia trata de relatos de Assédio moral coletivo no ambiente de trabalho, exercício ilegal de poder de mando por supervisor vinculado à FAEPA sobre servidores públicos da USP, abordagens diretas e constrangedoras para remanejamento e cobertura de escalas do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) e possível descumprimento do Contrato de Gestão e utilização indevida de força de trabalho da USP.

O Sindicato, no exercício de sua atribuição constitucional (art. 8º, III, da CF), encaminhou a denúncia ao MPT para que sejam apuradas as responsabilidades e adotadas as medidas jurídicas cabíveis, inclusive no tocante à proteção do meio ambiente de trabalho e à dignidade dos servidores públicos.

A atuação do MPT é fundamental para garantir a cessação imediata dessas práticas abusivas, o respeito à hierarquia administrativa da USP, a proteção contra constrangimentos e coações e a observância dos contratos de gestão firmados com o poder público.

TODO TRABALHADOR PODE ACOMPANHAR O PROCEDIMENTO:

A Notícia de Fato é pública e pode ser acompanhada por qualquer trabalhador, utilizando o número do procedimento:  Notícia de Fato nº 000318.2026.15.001/2

Veja o Passo a passo para consulta:

  1. Acesse o site do MPT – PRT da 15ª Região (Campinas): 👉 prt15.mpt.mp.br
  2. No menu principal, clique em “Serviços”;
  3.  Selecione a opção “Consulta de Procedimentos”;
  4. No campo de pesquisa, insira o número: 000318.2026.15.001/2 e consulte a movimentação do procedimento.

O SINTUSP seguirá acompanhando de perto o andamento da apuração e manterá a categoria informada sobre qualquer desdobramento.

Reafirmamos:

Servidor da USP não se subordina a empregado de entidade privada. A defesa da dignidade, da legalidade e do serviço público é compromisso permanente deste Sindicato.

DIRETORIA COLEGIADA PLENA DO SINTUSP