
Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, das 9h às 17h, no auditório do 2º andar do HU, será realizado um seminário em defesa do HU. Convocado pelo SINTUSP, ADUSP e DCE, o seminário busca discutir formas de construir uma ampla mobilização na região do Butantã, junto com estudantes e funcionários da USP, em prol da revitalização do Hospital Universitário, que se encontra com metade de seus leitos desativados devido à falta de funcionários, situação que se mantém e se agrava desde 2014, quando o então reitor Marco Antônio Zago tentou desvincular o hospital da universidade.
Tendo fracassado em seu intento de desvincular o hospital, o reitor Zago deu início a um nefasto plano de desmonte do HU, plano este que segue sendo levado a cabo pelos reitores Vahan Agopyan e Carlos Gilberto Carlotti Júnior, com consequências terríveis para usuários(as) e trabalhadores(as) do hospital. O mais absurdo disso é o fato de que o atual reitor destina 498 milhões de reais aos HCs da capital e de Ribeirão Preto, dois hospitais da Secretaria Estadual da Saúde, enquanto asfixia o HU por falta de investimento.
Mas, por trás desse ataque ao HU, ao direito da comunidade USP e dos moradores da região, e à assistência à saúde pública e gratuita, existe um plano maior e mais perverso, levado a cabo nacionalmente: a destruição do SUS. Esse plano precisa ser combatido e derrotado em todas as frentes. Nesse sentido, o SINTUSP conclama os trabalhadores e trabalhadoras da USP, em especial aqueles/as que trabalham no HU, a participarem do seminário e a serem parte dessa luta!
