Também no dia 23 ocorreu uma reunião da COPERT de negociação de aditivos ao Acordo Coletivo. Na reunião anterior já havíamos apresentado algumas propostas, de temas acumulados nos anos anteriores.
Em resumo, apesar de todos os nossos argumentos em defesa das nossas reivindicações, em especial acerca do abono das horas de ponte e do recesso de final de ano, a reitoria foi taxativa e negou praticamente tudo. Cabe destacar novamente a injustiça dessa situação, já que toda a universidade entra em recesso, mas somente nós temos que pagar essas horas. Esse ano serão cerca de 100 horas pra pagarmos! Importante lembrar que o Carlotti chegou a declarar que buscaria uma solução para isso, mas chegamos ao final de sua gestão e não houve acordo quanto ao tema.
De todo que apresentamos, a reitoria acatou apenas duas incorporações no acordo. A primeira é no ponto da licença nojo, incorporar a possibilidade de licença de 3 dias em caso de falecimento de tios e sobrinhos. O segundo foi sobre a licença gala, com a extensão para 8 dias e aceitação de comprovação de união estável nos termos que ainda serão elaborados pelo DRH.
Diante da necessidade de aprovação em assembleia da categoria, incorporamos o tema na pauta da assembleia realizada dia 23, e essas modificações foram aprovadas. Aprovamos ainda seguirmos a luta pelo conjunto de nossas reivindicações, em especial o abono das horas de pontes e recesso.
