A Reitoria da USP vem aprofundando a exploração e a precarização: precariza o trabalho com sobrecarga e assédios aprofundando o adoecimento mental, avança com a terceirização, que faz com que as trabalhadoras terceirizadas estejam mais vulneráveis a atraso de salários e de direitos e demissões injustas. Essa mesma Reitoria sucateia o HU privando a comunidade e o entorno de atendimento no hospital.

Agora, a mesma lógica atinge os estudantes com o corte das bolsas PUB, decididas de forma autoritária pelas Pró-Reitorias. Cortar bolsas é atacar a permanência e expulsar filhos da classe trabalhadora da universidade. Um exemplo disso foi a recente tentativa de retirar acesso prioritário dos estagiários usp ao bandejão, retrocesso que só foi barrado mediante a organização e luta dos estudantes!

Mais uma forma de expulsar esses estudantes é a negação dos requerimentos. Estudantes trabalhadores não têm como estudar em outras turmas, e muito menos deixar as disciplinas para outros semestres. É dever da universidade fornecer as conduções para todos se formarem, por isso, em vez de turmas lotadas precisamos de mais contratações!

Fruto dessa lógica de funcionamento da universidade, tivemos a triste notícia sobre o falecimento, na última quarta-feira (20/8), do funcionário Xavier Gratens, do Instituto de Física, fruto do adoecimento mental e precarização do trabalho. Precisamos nos indignar e transformar o luto em luta!

A USP quer dividir trabalhadores e estudantes, mas nossa resposta tem que ser a unidade da luta: contra a terceirização, contra o corte das bolsas, contra todo autoritarismo e sucateamento da universidade pública.

📢 Xavier Gratens, presente!
📢 Nenhum estudante sem bolsa!
📢 Nenhum trabalhador sem direitos!
📢 Pelo aceite de todos os requerimentos!
📢 Pelo busp para as terceirizadas!
📢 pela efetivação de todas as terceirizadas sem a necessidade de concurso!

📆 Ato durante o Conselho Universitário
🕠 Terça-feira, 14h
📍 Em frente à Reitoria

👉 Só a luta coletiva pode barrar os ataques da Reitoria e construir uma universidade do povo!