Foi com muita tristeza que no início dessa semana soubemos do falecimento de Weliton Rodrigues dos Santos, trabalhador do Restaurante Central da USP e nosso companheiro de trabalho e de muitas lutas.
Weliton era uma pessoa muito querida por seus colegas de trabalho no bandejão, amigos e familiares pois mesmo diante da dureza e do cansaço do trabalho e da vida teimava em não perder a alegria de menino que fazia seus colegas de trabalho sorrirem e a solidariedade e companheirismo para que todos seguissem em frente.
Esteve junto com os trabalhadores da USP e o SINTUSP na linha de frente de muitas lutas e tanto nas vitorias quanto nas derrotas que tivemos manteve-se firme na defesa de melhores condições de trabalho, de uma universidade aberta aos filhos da classe trabalhadora, do povo pobre e especialmente aos negros, tão oprimidos no nosso país.
Infelizmente o peso das angústias produzidas em uma sociedade tão desigual, opressora e injusta pesou demais em suas costas e a tristeza foi tomando conta desse nosso amigo querido, que resistiu bravamente até quando pode.
Esse é um de muitos dos nossos que ajudaram a escrever parte dos 90 anos da história da USP e não serão lembrados pela reitoria, pelo governo e a classe dominante mas estará vivo sempre nas nossas lutas e na força que construímos juntos para seguir em frente lutando por uma vida que não seja apenas trabalhar e para que todos os nossos possam cantar, viver plenamente e sorrir como o seu sorriso.
Weliton, presente! Hoje e sempre!