PAUTA:
CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL
Nas últimas semanas iniciamos a discussão em diversas reuniões de unidade acerca da necessidade de defender o nosso instrumento de organização e luta que é o Sintusp. Também trouxemos essa discussão em alguns boletins, especialmente no Boletim 53_24 que faz um histórico dos 45 anos de existência de nosso sindicato.
Ao longo de décadas de luta e resistência contra os ataques à educação, à Universidade e aos direitos da classe trabalhadora, da USP e fora dela, nosso sindicato sofreu muitas perseguições dos reitores e governos. Em muitos momentos, recebemos punições e multas por ações de luta, como as greves e ocupações. Ao mesmo tempo, sempre houve inúmeras campanhas de difamação do sindicato nas unidades. Ainda assim, a participação da categoria nas assembleias e nas grandes lutas que travamos garantiu várias conquistas para as(os) trabalhadoras(es) da USP.
No entanto, a diminuição do número de funcionários da USP nos últimos anos, em especial após os PIDVs e a falta de contratações, levou que saíssemos de 17.500 para cerca de 12.800 trabalhadores efetivos. Isso teve um profundo impacto também no número de filiados do sindicato. Neste ano, no Congresso dos Funcionários da USP, deliberamos levar à categoria a discussão de uma cobrança excepcional da chamada contribuição negocial, que é um dispositivo legal que é permitido aos sindicatos, desde que aprovado em assembleia e conste em Acordo Coletivo. Para estabilizar as contas do sindicato e formar um fundo de Greve/Mobilização, fizemos as contas e vamos propor para a Assembleia a aprovação da cobrança de 1% do salário de todas e todos os funcionários ativos da USP, durante 4 meses.
Importante destacar que os sócios do sindicato não terão essa cobrança, e que conforme consta na lei, os funcionários individualmente poderão expressar sua oposição à cobrança, na forma que definirmos na mesma Assembleia. Essa é uma medida pontual e excepcional, mas que consideramos necessária neste momento para manter e fortalecer nosso instrumento de luta, que é o Sintusp! Participe da Assembleia para expressar sua posição sobre o tema.