Foi realizada na terça-feira, 13/8, uma Assembleia Geral de Associados do Sintusp para avaliar e aprovar as prestações de contas da entidade. Nessa Assembleia, foram disponibilizadas as prestações até dezembro de 2023, ficando as contas do primeiro semestre de 2024 para serem apreciadas em nova Assembleia no final do ano.

As contas são avaliadas antes da Assembleia pelo Conselho Fiscal, que é um órgão independente da diretoria do sindicato, cujos membros são eleitos em Assembleia no início de cada mandato. Em relação às prestações de contas do período avaliado, o Conselho Fiscal não apontou nenhuma objeção, indicando a sua aprovação. Diante disso, a Assembleia aprovou, com apenas uma abstenção e nenhum voto contrário, as contas da entidade. Veja AQUI osdemonstrativos Financeiros, com um resumo das prestações de contas.

Embora a Assembleia tivesse como objetivo central a análise das prestações de contas da entidade, a discussão foi mais ampla, buscando refletir sobre a situação dos sindicatos em geral e seu impacto na nossa categoria.

Reforçamos que as dificuldades financeiras vividas pelo sindicato são fruto, especialmente, dos ataques que sofremos da reitoria, com multas por greves e mobilizações, além da diminuição do número de sócios em razão dos PIDVs e da falta de contratações. Várias falas ainda destacaram que essa situação, infelizmente, atinge o conjunto do movimento sindical: o que coloca a necessidade de refletirmos coletivamente como fortalecer nossos instrumentos de luta.

Diante disso, foi mais uma vez reforçada a importância de seguirmos nas unidades a discussão sobre a resolução do nosso Congresso acerca da Contribuição Negocial, que será submetida à aprovação da Assembleia no dia 3/9. A proposta da diretoria será estabelecer isso em caráter excepcional, com uma cobrança de 1% do salário durante 4 meses, sendo os sócios da entidade isentos dessa cobrança. Isso, neste momento, tem como fundamento a necessidade de defender e fortalecer nosso sindicato!