Saudamos a aprovação, pela reunião da Congregação do Instituto de Psicologia (IP) ocorrida em 27/05/2024, da portaria que regulamenta os princípios e normas de uso do espaço público do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP), um espaço que representa a confluência dos serviços oferecidos pelos quatro Departamentos do Instituto. Vivemos um momento de graves ataques dos equipamentos de saúde universitários levados a frente por gestões reitorais orientadas pela sanha privatista das fundações privadas e organizações sociais que parasitam a saúde pública em nosso estado. Diante disso, é significativo que o Instituto de Psicologia tome uma medida tão importante no aprofundamento do caráter público de seu Centro Escola.
Essa vitória é uma conquista direta da greve estudantil ocorrida em 2023, que teve, no IP, a defesa do Centro Escola e das condições de trabalho e estudo relacionadas às atividades desenvolvidas no local como um eixo importante. Ainda em 2023, as(os) estudantes já haviam conquistado uma verba de 400 mil reais da Reitoria para adequações estruturais do CEIP. Agora, mesmo com o fim da greve, o grupo formado pelas(os) alunas(os) para construir a mobilização em torno da defesa do CEIP conquistou uma normativa histórica que estabelece princípios públicos e transparentes para a utilização do espaço do Centro Escola, medida essencial para sua consolidação e para a democratização de seu uso.
A portaria foi proposta e redigida a partir dos acúmulos desse grupo de estudantes, sendo, depois, aprimorada em espaços de discussão das três categorias da unidade. Sua aprovação é uma demonstração da importância da luta para a conquista de nossas demandas, e do potencial da aliança entre estudantes e trabalhadoras(es). Manifestamos nossa gratidão a essa importante luta do movimento estudantil do IP, e nossa alegria de estarmos ombro a ombro com essas(es) valorosas(os) companheiras(os) em defesa da universidade pública.
São Paulo, 28 de maio de 2024
ASSEMBLEIA GERAL DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA USP