Na última quinta-feira, dia 11, realizamos assembleia geral da categoria na sede do sindicato. Um dos pontos de pauta foi justamente a Campanha Salarial, no qual discutimos a proposta de Pauta Unificada do Fórum das Seis para este ano.

As falas na assembleia retomaram alguns dos pontos principais da nossa Campanha Salarial. Em primeiro lugar, relembramos que nos últimos 12 anos tivemos uma perda de cerca de 20 salários! Ou seja, é como se tivéssemos trabalhado 1 ano e 10 meses de graça. Também reforçamos que o índice necessário para recompor o poder de compra dos nossos salários em relação a maio de 2012 é de cerca de 18% (o índice final será definido após o fechamento dos dados de inflação de abril).

Algumas falas também localizaram nossa luta por recomposição salarial em um cenário mais amplo de políticas privatistas e de ataques aos serviços públicos. Lembramos da Reforma Administrativa, tanto na sua versão estadual, que está em elaboração pelo governo Tarcísio, quanto federal, desenterrada pelo governo Lula. Destaca-se nesse ponto a Greve dos trabalhadores das universidades federais, que se levantam contra o arrocho salarial levado adiante por Lula/Alckmin, bem como todas as lutas contra as privatizações do governo Tarcísio e o corte proposto pelo governador nas verbas pra educação. Nesse sentido, consideramos fundamental buscar a construção de uma luta unificada contra o conjunto dos ataques.

Considerando todas as análises, a assembleia deliberou pela aprovação da Pauta Unificada proposta pelo Fórum das Seis, mas com uma diferença quanto à forma de reivindicação do índice de reajuste. Aprovamos defender no Fórum das Seis que o índice seja o total das perdas, ou seja, cerca de 18%, Já! Lembrando que a pauta unificada também tem a proposta de um valor fixo, que no nosso caso seria de R$1.200,00 para todas e todos!

Ao final, reforçamos que será necessária uma ampla mobilização, pois como sabemos só com muita luta conseguiremos recuperar nossas perdas e ter a valorização dos nossos salários!