Os trabalhadores de vários setores do estado de São Paulo vão paralisar no dia 28/11 em protesto contra as ações do governador Tarcísio. O metrô, os trens da CPTM, a Sabesp, os funcionários da USP, trabalhadores da educação, da fundação Casa, dentre outros, já aderiram ao dia de Greve Geral.

O governador quer vender São Paulo para os grandes empresários (na verdade quer entregar para os seus amigos a preço de banana), e com isso vai prejudicar a vida da população!

No último mês, vimos o caos que a privatização pode gerar com o que aconteceu com a ENEL. Milhares de pessoas ficaram sem luz por 4 dias ou mais, um claro efeito da privatização. Agora o Tarcísio quer entregar a SABESP, além de terminar de vender o metrô e a CPTM! Um absurdo! E quem vai sofrer é o povo de São Paulo.

Os serviços públicos mais importantes como energia elétrica, água, transporte, educação, saúde, entre outros, não podem ser tratados como mercadoria. O governo deveria garantir o atendimento das necessidades da população, e não vender para os empresários lucrarem.

Além do plano de privatizações, o governador apresentou um projeto que vai cortar quase 20% do orçamento da educação. Nossos filhos já sofrem nas escolas estaduais, cujas condições são precárias!

Os professores são mal pagos, e muitos são contratados de forma precária. Com esse corte, a educação no estado só vai piorar!

Além disso, o governo quer retirar ainda mais direitos dos funcionários públicos. Muita gente acha que os funcionários públicos são privilegiados, mas isso não é verdade. O funcionário público é a professora da escola dos nossos filhos, a enfermeira do posto de saúde, enfim, pessoas que são fundamentais para que possamos ter acesso a direitos básicos. A maioria dos funcionários públicos ganha baixos salários, enfrentando condições difíceis de trabalho. Isso sem falar nos vários trabalhadores que prestam serviços públicos, mas que são contratados pela terceirização, que só gera mais trabalho precário.

Para defender o nosso acesso à educação, saúde, transporte e mais serviços públicos de qualidade, precisamos defender que os trabalhadores tenham direitos e condições dignas de trabalho!

É muito importante que todos trabalhadores apoiem esse movimento, que é um dia de luta em defesa dos serviços públicos para toda a população!

Mas um dia de luta apenas não será suficiente para derrotar Tarcísio. É necessário seguirmos a luta, para construir uma Greve Geral pelos dias que forem necessários para fazer o governador recuar do seu projeto de destruir São Paulo! Vamos defender que tenhamos assembleias e comitês de luta que unifiquem as categorias do funcionalismo estadual, mas que também busquem incorporar a população trabalhadora do estado. Não podemos parar enquanto Tarcísio não for derrotado!

Diante da força da mobilização e da adesão já confirmada de setores como os metroviários e os trabalhadores da CPTM, o governador novamente decretou ponto facultativo na capital. Diante disso, realizamos alterações na nossa programação do dia de Greve na USP.