Na última terça, dia 24, ocorreu um Conselho Universitário temático sobre a política de inclusão e pertencimento. Na prática foi um evento pra propagandear as ações da PRIP (Pró reitoria de Inclusão e Pertencimento) desde sua criação em maio do ano passado.

As longas exposições da pró-reitora Ana Lanna, da pró reitora adjunta, Miriam Debieux Rosa e de outras professoras ligadas à estrutura da PRIP tentaram dar uma cara positiva aos supostos feitos da gestão.

Esse tom de propaganda institucional e louvação da PRIP esteve presente também na maior parte das falas dos conselheiros, com exceção da nossa representação de funcionários e de alguns estudantes, que apontaram as inconsistências das falas da pró reitoria.

PRIP quase não fala de funcionários

Mesmo com um tom de propaganda positiva, não houve como esconder algo que para nós é evidente desde a criação da PRIP, a ausência de preocupação com a situação dos funcionários. A única menção mais direta nas apresentações da pró-reitoria à nossa categoria foi na apresentação dos resultados da pesquisa que a PRIP fez com a comunidade, e ainda assim foram comentários bem de passagem. De resto, houve uma informação inexata da pró reitora, que colocou como um feito da PRIP a possibilidade de redução da jornada sem redução de salários de funcionários com deficiência ou que tenham familiares nessa condição, quando na verdade tratou-se de uma determinação judicial, e que ainda assim, na prática, muitos pedidos recebem a negativa da universidade. Um outro momento em que funcionários apareceram na discussão foi de forma demagógica, já que o almoço servido aos conselheiros foi o mesmo servido no bandejão daquele dia, para o que houve o deslocamento de alguns funcionários do bandejão central para o evento. Sobre as condições de trabalho dos trabalhadores dos restaurantes, nada foi falado.

Somente as nossas falas, a partir do representante Reinaldo Souza, trouxeram os temas ligados à nossa categoria e as críticas à PRIP por não ter nenhuma política para os funcionários, sejam os diretamente subordinados, seja no geral. Nas duas falas que teve direito, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, nosso representante destacou a política de desmonte da Universidade e como isso impacta nossa categoria, a perspectiva retrógrada do DRH, a situação dos trabalhadores dos navios do IO, dentre outros temas.

Veja as falas do nosso representante abaixo:

Fala do Representante Reinaldo Souza na parte da manhã do CO temático

Fala do Representante Reinaldo Souza na parte da tarde do CO temático