Em maio deste ano, conforme já denunciamos à época, a reitoria ameaçou demitir sumariamente 35 trabalhadores da USP que atuam nos navios do Instituto Oceanográfico da USP. A nossa mobilização na ocasião impediu as demissões sumárias, e desde então iniciamos diálogo com a reitoria, em especial através do nosso advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, que representa os trabalhadores no processo que a reitoria abriu.

No entanto, nas últimas semanas, a reitoria deixou de responder nossas solicitações de reunião e de esclarecimento, avançando na substituição desses trabalhadores por uma empresa terceirizada. Nesta semana, os trabalhadores foram informados de que deveriam ficar em casa, já que a empresa assumiria as funções do navio. Isso sem sequer ter o resultado do processo para demissão e sem nenhuma satisfação! Um desrespeito com trabalhadores que estão há anos prestando serviços para a Universidade!Diante disso, o sindicato, em conjunto com estes trabalhadores, não aceitaremos essa nova ameaça, e permaneceremos nos navios, em luta contra as demissões!

Diretor do IO-USP nega entrada do sindicato nos navios!

O sindicato encaminhou pedido de autorização para entrada de alguns dos nossos diretores nos navios, e o Sr. Eduardo Siegler, Diretor do IO-USP em exercício, negou esse pedido, em uma nítida atitude autoritária, que desrespeita a liberdade sindical!

Mesmo com essa negativa, os diretores do sindicato estão acompanhando os trabalhadores dos navios nesta luta, já que não nos intimidaremos por qualquer atitude autoritária e antissindical da reitoria e dos dirigentes de unidade!

Estudantes, Entidades e Parlamentares apoiam a Luta contra as demissões no IO-USP

Os estudantes, reunidos em ato nesta quarta-feira na porta da reitoria, manifestaram seu apoio à luta contra as demissões dos companheiros do IO. No início da tarde, realizamos uma reunião com centros acadêmicos e o DCE, e houve o compromisso de incorporarem essa pauta na sua Greve, que está cada dia mais forte!

Nesta mesma reunião, recebemos a saudação da Adusp e de outras entidades do Fórum das Seis, como o STU (sindicato dos trabalhadores da Unicamp). A nossa central, a CSP-Conlutas, também está à frente dessa luta, movimentando o apoio de outras entidades e parlamentares.

Recebemos manifestações de apoio da deputada federal Sâmia Bomfim, do deputado federal Ivan Valente e do Senador Paulo Paim. Seguiremos contatos com outros parlamentares e entidades para fortalecer essa luta!

Exigimos uma reunião com a reitoria para tratar do assunto e impedirmos essas demissões absurdas!