De 10 a 12 de setembro de 2023

O 5º Encontro da Rede Internacional de Solidariedade e Lutas aconteceu em José São José dos Campos com a participação de 42 representantes de 21 organizações de 17 países. OBS: representantes de alguns países não puderam vir por terem os seus vistos negados.

A CSP-Conlutas é uma das entidades fundadoras da Rede Internacional de Solidariedade e Lutas que vem crescendo em meio ao cenário de crise estrutural do capitalismo, com o aumento dos ataques aos Trabalhadores, com a precarização desemprego e a retirada de direitos históricos da classe trabalhadora em todo o mundo.

O objetivo da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas é reunir os sindicatos e Centrais Sindicais combativas e independentes de todo o mundo!

O encontro discutiu as questões da luta de classe, questão da água, as mudanças climáticas, machismo, a LGBTIFOBIA, o racismo, a crise migratória e a necessidade da solidariedade internacional a ativistas que estão presos, perseguidos ou ainda foram demitidos.

Aprovamos ampliar as experiências das reuniões regionais ou continentais online e de realizar três reuniões anuais da rede online, além da construção de uma mobilização internacional que resulte numa contra cúpula do dia 20 marcada para janeiro de 2024 no Rio Grande do Sul.

Manifesto do 5º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas Representantes de diversas organizações sindicais e populares presentes no 5º Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas reafirmam os manifestos dos encontros anteriores e os princípios que nos unem:

1) Defesa dos direitos da classe trabalhadora contra a exploração capitalista que tem levado à precariedade, à terceirização, à uberização…;


2) Sindicalismo combativo baseado na democracia operária. Sindicalismo de transformação social e revolução;

3) Independência da classe trabalhadora de todos os governos e patrões;


4) Contra os planos de austeridade impostos pelos governos ao serviço do capital;

5) Oposição a todas as formas de opressão: machismo, racismo, lgbtqifobia, xenofobia e capacitismo;


6) Oposição à destruição do meio ambiente. Em defesa da vida;

7) Contra o colonialismo e o neocolonialismo em todo o mundo;


8) Em defesa da auto-organização, da autogestão, da autodefesa e de outras formas de poder da classe trabalhadora;

9) Luta contra a extrema direita! Lutamos pelas liberdades democráticas e contra a repressão!


10) Contra a criminalização das lutas!

11) Abaixo a corrida armamentista imperialista! Não às guerras capitalistas!


12) Solidariedade internacional!