Participaram 1600 militantes dentre os quais mil delegados e delegadas eleitos em assembleias dos sindicatos movimentos populares em todo o país: observadores, convidados, delegações internacionais e companheiros de apoio. O Sintusp teve 16 delegados eleitos e 2 observadores neste 5º Congresso.

O 5º Congresso elegeu a Secretaria Executiva Nacional da CSP-CONLUTAS com 25 membros e 8 suplentes da qual faz parte o companheiro Magno de Carvalho do Sintusp. A executiva nacional toma posse nesta 6ª feira, 29 de setembro de 2023.

Neste Congresso participaram trabalhadores das mais diversas categorias e movimentos populares da cidade e do campo: povos originários, quilombolas, trabalhadores rurais, militantes da luta antirracista, contra o machismo e a LGBTIfobia e da juventude.

O 5º Congresso reafirmou a necessidade de unificarmos a luta do movimento sindical e popular do país, assim como apostar na construção da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas.

As diversas correntes puderam discutir a luta de classes neste momento de crise profunda e estrutural do capitalismo, a necessidade de derrotar extrema direita definitivamente e os ataques contra os trabalhadores deferidos pelos governos que administram o capitalismo a serviço da burguesia, em conluio com as forças armadas.

Todas as divergências entre as diversas correntes puderam ser expostas, mas também as convergências que norteiam nossa Central: a independência de classe especialmente com relação ao governo Lula. O que nos diferencia das outras centrais é entendermos a necessidade da unidade de ação em torno do nosso plano de lutas com um chamado aos trabalhadores e suas organizações a lutar contra todos os ataques dos patrões e governos.

CONSTRUIR UMA OPOSIÇÃO ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA SOCIALISTA

Que lute para acabar com a fome e a miséria, pela garantia de emprego, redução da jornada de trabalho, salário mínimo do DIEESE, acabar com a violência e assassinatos nas comunidades pobres, dos indígenas, dos quilombolas, pela saúde e educação públicas de qualidade para todos.

Uma oposição de esquerda com a independência de classe que organize a autodefesa da classe e aponte para a única saída possível: alternativa revolucionária e socialista!