Realizaremos nesta quarta-feira, 13/9, um importante Ato na frente da reitoria, levando especialmente nossas reivindicações para o Acordo Coletivo. Já aprovamos em assembleia que um dos nossos eixos principais para esse Acordo é a questão do Abono das Horas de Pontes de Feriado e do Recesso de Final de Ano. Consideramos algo fundamental, pois trata-se de dias em que a universidade não funciona, e somente nós somos obrigados a pagar essas horas, enquanto os docentes não têm nenhuma obrigação de pagamento de horas! É uma questão básica de isonomia de tratamento, pois somos todos funcionários públicos da instituição. Além disso, conforme já informamos em boletins anteriores, o reitor da Unicamp publicou recentemente que não haverá compensação dessas horas por lá. Ora, por que Carlotti não pode fazer o mesmo na USP?
Além dessa questão, temos uma série de outras reivindicações, como as questões dos tratamentos de saúde. Após a primeira reunião de “negociação” do novo acordo, ficou explícito que a reitoria não tem disposição em atender as nossas reivindicações.
O caminho é a Luta!
Um outro importante dessa manifestação é a continuidade da Luta pela Garantia dos empregos dos trabalhadores que atuam nos navios ligados ao Instituto Oceanográfico da USP, que desde o início de maio estão com seus empregos ameaçados pela Universidade (veja o caso aqui). Não aceitaremos nenhuma demissão!
Neste dia, os estudantes de vários cursos realizarão manifestações reivindicando especialmente a contratação de professores (pois alguns cursos estão em risco de continuidade), bem como a luta mais geral por reposição de funcionários, fim da terceirização e defesa da Universidade Pública. Eles estarão presentes em nosso ato e farão outras atividades ao longo do dia.
Vamos unificar nossa luta!
Todas e todos ao ATO!