Ocorreria na sexta, 18/8, reunião da Copert que tem, como um dos pontos de pauta, o Acordo Coletivo, já que o atual vence em 30 de setembro. Infelizmente a reitoria adiou a reunião, e a nova data será definida em breve.

Encaminhamos para a Pauta da Copert alguns casos pontuais de funcionários, e também as primeiras propostas de alterações para um novo Acordo Coletivo. Decidimos em reunião da Diretoria do Sintusp encaminhar alguns pontos que já aprovamos em anos anteriores, como elementos iniciais para a discussão com a reitoria. Em breve, realizaremos reuniões de unidade e assembleias da categoria para levantar novas propostas e para avaliar as propostas que vierem da reitoria.

Os pontos que já encaminhamos foram:

Banco de Horas

  • Abono das horas de ponte de feriado e do Recesso de final de ano.

Justificativa: São dias em que a Universidade interrompe o funcionamento, representando uma economia para a própria administração. Defendemos que esses dias possam ser considerados pontos facultativos, ou ainda dias de disponibilidade remunerada.

Saúde do Trabalhador

  • Retirar o limite de 12 sessões de tratamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional ou nutricionista, considerando o mesmo critério das consultas médicas e odontológicas de 3 horas, isto é, sem limites.
  • Considerar no ponto de consultas médicas e odontológicas a vacinação e também a retirada de remédios de alto custo.
  • Aumentar o número de consultas e ou acompanhamentos de dia inteiro para até 12 por ano.

Recesso Escolar de Junho

  • Estender o recesso escolar de julho, previsto no ACT atualmente para os professores da EA, da Escola de Artes Dramáticas da ECA e da Escola Técnica de Lorena, aos funcionários administrativos dessas unidades.
  • Estabelecer o recesso escolar de julho para os profissionais, tanto PROFEI quanto administrativos, das creches da USP

Relações Sindicais

  • Aumentar o número de liberações para participação em atividades sindicais de diretores do sindicato para no mínimo 4 e para cedebistas para no mínimo 2 por mês
  • Incluir a garantia de liberação para participação em atividades sindicais de membros de órgãos estatutários do sindicato, como Conselho Fiscal, Comissão de Ética, Secretarias e Departamentos.
  • Incluir a possibilidade de liberação para atividades sindicais de qualquer funcionário, independentemente de ter alguma função na estrutura do sindicato, para participar de cursos, seminários e outros eventos promovidos pelo sindicato, mediante o aceite da direção das unidades ou órgãos universitários