O histórico navio Prof. W. Besnard, pioneiro nas pesquisas oceanográficas do Brasil, que participou da primeira expedição brasileira à Antártida, teve seu fim decretado. Após decisão judicial, ele será desmontado, para evitar risco de contaminação ambiental.

Esse final melancólico é fruto de anos de descaso. Após um incêndio sofrido em 2008, o navio não teve mais condições de navegação, e passou por anos de abandono. A USP tentou se livrar dele em vários momentos, ao invés de buscar preservar sua memória histórica. Atualmente, após ser doado para a Prefeitura de Ilha Bela, que por sua vez não deu seguimento aos projetos de transformá-lo em museu, temos esse desfecho triste.

É sintomático que isso ocorra no mesmo momento em que a Universidade ameaça penalizar os trabalhadores que atuam nos outros navios ligados às pesquisas do Instituto Oceanográfico. Na semana em que os trabalhadores foram comunicados do processo que ameaça sua demissão, a Universidade colocou esses navios em risco, pois inicialmente queria proibir os trabalhadores de acessarem os seus postos de trabalho. Isso só mostra o desrespeito e o descaso dos gestores, incluindo os da Universidade, com o patrimônio público e com a vida dos trabalhadores.

Veja matéria feita pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, sobre o fim do Besnard: https://globoplay.globo.com/v/11770048/