Na última terça-feira, 11/4, membros do Fórum das Seis foram até a reitoria da Unesp, localizada no centro de São Paulo, para protocolar a pauta de reivindicações da nossa Campanha Salarial 2023. O reitor da Unesp é o atual presidente do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas).

Dentre as nossas reivindicações principais, está a recuperação das nossas perdas salariais desde maio de 2012. De acordo com os cálculos do Fórum das Seis, para repor nossas perdas é necessário um reajuste de 26%. Nesses 11 anos, em face das perdas, é como se tivéssemos trabalhado 18 meses de graça! Exigimos a reposição dessas perdas ainda esse ano! Apresentamos como reivindicação um reajuste imediato de cerca de 16% em maio, e outros 8% na revisão da data base em outubro.

Também é um item da nossa pauta a reivindicação de um valor fixo incorporado aos salários, como forma de valorizar especialmente os menores salários. Na USP, definimos como reivindicação que esse fixo seja de R$1.200,00, que é o necessário para que o piso da categoria volte a ser de pelo menos três salários mínimos.

A pauta tem vários outros itens relativos à defesa da Universidade contra os ataques do governo, defesa de condições de trabalho, permanência estudantil e combate à terceirização. O conjunto da pauta pode ser visto no link: bit.ly/3zWqZUs

Construir a mobilização para conquistar nossas pautas na Campanha Salarial

Como nossa história aponta, somente com muita luta conseguimos avançar em conquistas nos nossos salários e condições de trabalho! Infelizmente, é essa a única linguagem que os reitores entendem. Na entrega da pauta, por exemplo, o reitor da Unesp sequer recebeu os membros do Fórum das Seis, não mandou nem o chefe de gabinete, ficando a cargo da secretária do reitor o recebimento da Pauta.

Nas próximas semanas, realizaremos reuniões nas unidades para construir a mobilização em torno de nossa Campanha Salarial. Exigimos uma reunião de negociação no início de maio!

Se os reitores enrolarem, teremos que ir à luta!!!