Na Assembleia Geral realizada 3ª feira, 28/9, a proposta de termo aditivo sobre atendimento de saúde de outras especialidades ainda não contempladas pelo Acordo Coletivo foi aprovada (ver proposta completa em https://bit.ly/3RpyB8j).

No entanto, a aprovação não foi sem ressalvas. Afinal, nossa proposta era que tratamentos de psicologia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional fossem incorporados no item de consultas e exames médicos e odontológicos, com possibilidade de ausências de até 3 horas para esse fim, sem limites. Já a proposta da reitoria é limitar essas outras especialidades a no máximo 12 por ano, o que é bem insuficiente, ainda mais considerando que são 12 para todas essas especialidades somadas. Em geral, só um tratamento de fisioterapia já ultrapassa esse limite.

Nesse sentido, as falas na assembleia criticaram a postura da reitoria durante as negociações, especialmente pela negativa nos outros pontos que apresentamos. Ganhou destaque na assembleia a indignação com a negativa de extensão do prazo de compensação do atual banco de horas, o que vai penalizar os trabalhadores mais vulneráveis, bem como o fato de não avançarmos, nesse momento, na questão da concessão do recesso de final de ano sem necessidade de compensação das horas, para atingirmos isonomia com os docentes.

Ao final, a assembleia aprovou a assinatura desse termo aditivo proposta pela reitoria, porém reafirmando a necessidade de seguirmos a negociação dos outros itens. Também aprovamos a realização de um Ato no dia da próxima reunião do Conselho Universitário, com foco na reivindicação do recesso do final de ano!
Como sempre lembramos, para termos mais conquistas no Acordo Coletivo será necessário mobilização e Luta!