No mês de julho, houve um processo de licitação para renovação do contrato de limpeza da FOUSP. Com a oferta de 2,9 milhões de reais pela Faculdade, a empresa INTERATIVA (que é hoje a responsável pelo contrato) saiu vitoriosa, oferecendo 2,2 milhões de reais ao ano.

Hoje, para dar conta de todo o espaço da Faculdade, e as suas especificidades ligadas à área da saúde, como os laboratórios e clínicas, são necessárias 50 funcionárias, incluindo limpadores de vidro.

Porém, a empresa agora alega que diante do baixo valor do contrato não é possível seguir com esse número de funcionários, e está propondo reduzir o quadro para 41 funcionárias, transferindo e demitindo as trabalhadoras! Isso na realidade ocorre para que a empresa garanta uma maior margem de lucro, às custas dos empregos das funcionárias.

A Administração da FOUSP alega que a Reitoria impede que a Unidade garanta um número fixo de trabalhadoras em quantidade, mas sim em área quadrada a ser limpa, baseando-se num cálculo do governo do Estado. Ou seja, Reitoria e Governo do Estado atuam juntos para favorecer os empresários e prejudicar os trabalhadores.

A Administração da FOUSP precisa reverter esse quadro!

Estamos vivendo a pior situação econômica do país em vários anos, o desemprego bate recordes, vemos pessoas se acotovelando em filas para comprar osso! Agora, a empresa que presta serviço para a FOUSP quer colocar na rua várias mulheres: mães e arrimos de família – muitas já com a idade avançada e com problemas de saúde adquiridos durante vários anos trabalhando para essa Faculdade! A Administração tem a obrigação de garantir que não haja essas demissões!

De acordo com a Lei de Licitações, a contratante pode acrescentar até 25% a mais do valor do contrato como aditivo para a garantia do serviço. A FOUSP disponibilizou 2,9 milhões na licitação, a INTERATIVA ofereceu 2,2 milhões. Existem R$700 mil disponíveis para um aditamento. Um aditivo de contrato poderia garantir a manutenção do quadro das trabalhadoras da limpeza e não significaria nenhum ônus para a Faculdade, já que o uso desse dinheiro já era esperado. Sendo assim, se essa situação se mantiver, a Administração da Faculdade também será responsável por não manter o emprego destas trabalhadoras!