Após dois dias de paralisação dos motoristas do Pool, que exigiam a saída do chefe, que conforme várias denúncias, os assediava! A reitoria da USP comunicou ao sindicato a abertura de uma sindicância para apurar as sérias denúncias de assédio moral, desrespeito, humilhações e acusações indevidas, além de pressionar os motoristas a dirigirem veículos sem as mínimas condições de segurança.

A reitoria informou que o chefe foi e permanecerá afastado durante a sindicância e possível processo administrativo. Em Assembleia dos trabalhadores do Pool, realizada na manhã de 4ªfeira (22/6), foram aprovadas por unanimidade as seguintes deliberações:

  1. Suspensão da paralisação durante todo o período em que durar a sindicância contra o chefe e seu consequente afastamento da chefia;
  2. No caso de, ao final da sindicância, o chefe afastado retornar ao Pool, será retomada a paralisação.

As deliberações dos trabalhadores do Pool foram informadas à COPERT (ao Dr. Salvador) pela diretoria do Sintusp, que também afirmou que deveremos discutir na COPERT as questões constatadas no Pool: as péssimas condições de trabalho e da frota de veículos, problemas com escalas, horas extras e folgas, além da aplicação do Acordo Coletivo.

Concluímos lembrando que faz anos que o sindicato tem levado ao conhecimento da reitoria toda a situação absurda vivida pelos trabalhadores através da COPERT, sem que medida efetiva nenhuma tenha sido tomada!

Foi necessária a paralisação do trabalho por duas vezes para que a reitoria tomasse a medida de afastamento da chefia, exigida pelos trabalhadores do Pool. Esperamos ainda que todas as reivindicações dos trabalhadores do setor venham a ser atendidas, para que a grave tensão gerada no setor seja abrandada.

Parabéns aos companheiros motoristas do Pool pela coragem, união e firmeza! Um exemplo para todos os trabalhadores da USP!