Na última terça, 14/6, ocorreu uma greve dos trabalhadores das empresas de ônibus da capital. Nós do Sintusp apoiamos o direito legítimo de greve da categoria, que com o seu movimento arrancou conquistas importantes. No entanto, sabemos que essa greve gerou dificuldades para muitos funcionários da USP chegarem ao trabalho neste dia. Alguns tiveram atrasos ou necessidade de sair mais cedo, e outros sequer conseguiram chegar. Diante disso, na semana passada, a diretoria do Sindicato encaminhou ofício para a reitoria e o DRH solicitando o abono do dia ou das horas para quem não conseguiu ir ao trabalho ou teve atrasos em decorrência da greve, liberando no ifPonto a justificativa de impossibilidade de acesso por motivos de força maior, tal qual ocorreu em outras situações semelhantes. Além do ofício, passamos o dia todo nesta segunda-feira, ligando ao DRH para obter uma resposta. Até o fechamento deste boletim, por volta das 17h do dia 20/6, a reitoria não divulgou nenhum comunicado. O mais grave é que a folha de ponto fecha justamente no dia 20.
Diante desse descaso, orientamos que ninguém que foi prejudicado neste dia assine a folha de ponto, até que tenha um comunicado oficial da reitoria. Não é possível que a reitoria cometerá esse desrespeito com os trabalhadores!

Greve de ônibus em Ribeirão Preto, o que fazer?

Na sexta-feira, 17/6, motoristas de ônibus de Ribeirão Preto decidiram em Assembleia começar uma greve às zero horas desta terça-feira, 21/6.

Em fevereiro deste ano, aconteceu uma outra greve de motoristas na cidade e pelo menos uma unidade de ensino da USP local autorizou o abono das horas através da justificativa “impossibilidade de acesso por caso fortuito/força maior”. E a informação passada aos funcionários foi de que essa autorização veio da reitoria. O importante é orientar a todo trabalhador que não conseguir chegar ao trabalho por causa da greve de motoristas em Ribeirão, ou em qualquer outro campus da USP, a informar essa condição à sua chefia. E continuaremos lutando para que a justificativa “impossibilidade de acesso por caso fortuito/força maior” retorne ao ifPonto e seja amplamente aceita nessas situações.