Após mais de um mês de luta por conta das condições sanitárias e do descaso das chefias, enfim a reitoria da USP chamou uma reunião para buscarmos uma solução para a situação do Bandejão Central.

Na semana passada, em reunião com o reitor para tratar da situação da pandemia na USP no geral, também colocamos as reivindicações da luta do bandejão. O reitor havia se comprometido a tratar do tema em uma reunião extraordinária da Copert, que seria convocada rapidamente. Apesar de demorar mais de uma semana para acontecer, enfim teremos essa reunião hoje, sexta, às 11h.

Lembramos que o bandejão teve mais de 20 casos positivos de Covid ao longo do mês de janeiro, quando os funcionários decidiram iniciar sua mobilização.

A nossa reivindicação é que os trabalhadores possam permanecer em domicílio até o início das aulas. E que quando houver o retorno presencial, sejam garantidas condições de segurança sanitária e testagem regular para os trabalhadores. Também reivindicamos a substituição das chefias, que não respeitam os trabalhadores e foram também responsáveis por essa crise.

Sintusp também vai cobrar solução para as horas negativas de 2019/2020 e resposta às reivindicações do HRAC!

Embora essa reunião da Copert de hoje tenha sido convocada com pauta única, os membros do sindicato cobrarão os compromissos firmados pelo reitor na reunião ocorrida na semana passada.

Os principais compromissos foram o de realizar uma reunião extraordinária da Copert para buscarmos uma solução para a questão das horas negativas de 2019/2020, pois com o agravamento da pandemia neste início de ano, é inviável manter o prazo de março para zerar essas horas. Por isso reivindicamos que essas horas sejam abonadas. E também apresentamos uma série de reivindicações dos funcionários do HRAC de Bauru: especialmente que se faça público o conteúdo do termo que os funcionários supostamente terão que assinar.

Além dessas questões mais emergenciais, cobraremos que seja estabelecido um calendário de reuniões da Copert para avançarmos nas tratativas dos aditivos ao Acordo Coletivo e outros temas do cotidiano da categoria.

Carlotti até agora não agendou reunião com o Fórum das Seis para negociação Salarial!

Já completou mais de 20 dias desde a posse do novo reitor da USP. O Fórum das Seis, já no primeiro dia de gestão, protocolou um ofício exigindo o agendamento de reunião de negociação entre o Fórum e o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) sobre a pauta da nossa Campanha Salarial. Até o momento, não houve nenhuma resposta de Carlotti. Lembramos que o reitor da USP será o presidente do Cruesp até abril, pois a presidência do Conselho é rotativa entre os 3 reitores. Portanto, cabe a ele o agendamento dessa reunião.

Enquanto isso, a inflação segue galopante e nossos salários cada dia mais corroídos. Diante disso, o Fórum das Seis indica um dia de Paralisação com atos nas reitorias das universidades, e também aprovou Indicativo de Greve para o início do semestre letivo. Não podemos esperar, queremos os 20% + Fixo Já!