São 44 Anos de Ensino e Saúde Pública de Qualidade

O Centro de Saúde Escola do Butantã (CSEB) enfrenta mais uma ameaça para sua existência, após anos de esvaziamento promovido pela Universidade: a solicitação feita pelo Instituto Butantã (IB) de cessão do terreno onde está instalado desde sua criação, em 1977.

A alegação da Direção do IB, no pedido feito ao Reitor Vahan, é de que necessita deste espaço para expandir a fabricação de vacinas e oferece em troca construir um novo prédio, em local ainda a ser definido. A Universidade, de seu lado, parece não estar disposta a questionar os motivos do IB. Não há garantia de que um local alternativo – cogitou-se, por exemplo, um terreno dentro da Cidade Universitária – vai garantir o acesso fácil a seus usuários, o que é essencial para seu funcionamento.

O CSEB é um serviço de atenção primária, vinculado à Faculdade de Medicina, e é responsável pelo atendimento à população de uma área de abrangência com 25 mil pessoas, que inclui os moradores do CRUSP. Participa também da formação de alunos de vários cursos de graduação e de residência médica e multiprofissional. É reconhecido nacionalmente como centro de inovação em tecnologias para a atenção primária à saúde.

Ainda que não se questione a importância da fabricação de vacinas pelo IB, é difícil aceitar que não haja alternativas a uma medida tão drástica, como a demolição de um serviço prestes a completar 44 anos, gastando um recurso que poderia ser direcionado a espaços subutilizados no entorno do Instituto.

Esta ameaça já motivou a mobilização do Comitê em Defesa do CSEB, formado por trabalhadores e usuários do serviço e com o apoio de várias entidades, incluindo o SINTUSP. A disposição é reafirmar: O CSEB Fica!