O Sindicato dos Trabalhadores da USP manifesta seu apoio às estudantes da Escola de Enfermagem da USP (EE), que iniciaram uma paralisação das atividades presenciais a partir de 01/06/2021, conforme deliberação da assembleia de estudantes da EE.

O avanço da pandemia de Covid-19 no estado de São Paulo, a falta de vacinação para grande parte da população e o colapso do sistema de saúde em todo o país são parte das razões que o conjunto de estudantes da EE vem apresentando à direção da Escola e às docentes responsáveis pelas disciplinas de graduação, juntamente com uma série de condições que desfavorecem a retomada das atividades presenciais nesse momento, bem como propostas para tentar contorná-las. No entanto, tais propostas não foram consideradas pela EE, que recentemente determinou o retorno às atividades práticas de todas as turmas. A necessidade de vacinação de estudantes e outras reivindicações têm sido sistematicamente ignoradas. Não bastasse tamanha arbitrariedade e negligência com a saúde e a vida das(os) estudantes, a direção da EE também desrespeita as instâncias democráticas de organização estudantil, na medida em que deslegitima decisões tomadas em assembleias e fecha qualquer canal de diálogo e negociação.

Diante disso, manifestamos todo apoio e solidariedade às estudantes da EE e aos seus fóruns de organização e reiteramos nossa posição, aprovada em assembleia dos funcionários da USP, de que o retorno às atividades presenciais só deverão ocorrer após a vacinação da maioria da população.

São Paulo, 2 de junho de 2021

Diretoria Colegiada do Sintusp