Mesmo após o reajuste que conquistamos em março deste ano, referente à Campanha Salarial de 2021, a nossa defasagem salarial segue alta. De acordo com os cálculos do Fórum das Seis, para recuperar o poder de compra nos nossos salários de 2012, seria necessário um novo reajuste de mais de 21%. Pelos cálculos das nossas perdas, é como se tivéssemos trabalhado 16 meses de graça!

Ao mesmo tempo em que os reitores mantêm nosso arrocho, o nível de comprometimento da receita com folha de pagamento é o mais baixo da história. No caso da USP, o nível de comprometimento é de 68,48%! As universidades estão fazendo caixa, e os senhores reitores, que tanto falam em democracia, sequer marcaram negociação da nossa data-base de 2022!

Essa situação, além de absurda, representa um risco grande. Afinal, com a possibilidade de vitória eleitoral de um governador que claramente é contra as universidades, há um risco real de ter alguma investida do governo do estado no sentido de confiscar essas verbas. Os senhores reitores estão desmontando as universidades, arrochando nossos salários, e ainda correm o risco de perder o caixa que estão fazendo! É hora de irmos para a luta!

Todo apoio à Luta dos trabalhadores da Unicamp contra o ponto eletrônico!!!

Nas últimas semanas, os trabalhadores da Unicamp estão travando uma importante luta contra a implementação do ponto eletrônico. A reitoria da Unicamp, inclusive, utiliza como argumento para defender a implementação a experiência supostamente bem-sucedida da USP. Nós sabemos que desde a implementação do ponto eletrônico, a situação para a maior parte dos funcionários ficou pior. Afinal, a Universidade é bastante diversificada e tem realidades muito distintas. Com o controle centralizado pelo DRH, todas as situações excepcionais, que antes eram definidas a nível local, passaram a contar com tratamento altamente burocrático, gerando muitas dificuldades para o cotidiano dos setores.

Diante disso, manifestamos nossa solidariedade com os trabalhadores da Unicamp nessa luta, esperamos que eles consigam barrar esse projeto!

Estamos juntos!