Do dia 01 ao dia 30 de novembro o governo de São Paulo determinou às pressas o recadastramento anual dos servidores do estado, obrigatório e realizado exclusivamente por meio digital no aplicativo SOU.SP.GOV.BR. Como era de se imaginar o sistema tem enfrentado diversas falhas técnicas e dificuldades que complicam a vida dos trabalhadores. Cadastros não encontrados, página que não carrega dados, erros de reconhecimento facial e prova de vida, são alguns dos problemas, além da ausência de suporte efetivo para resolver essas questões no prazo estipulado. Apesar de a não realização do recadastramento implicar suspensão de vencimentos, a USP não presta nenhum auxílio aos servidores nessas situações.
A falta de atendimento presencial e de suporte técnico adequado expõe os trabalhadores à tensão e ao risco de terem seus salários bloqueados por falhas que não são de sua responsabilidade. A postura da USP, ao se eximir da responsabilidade, deixa claro o descaso com os servidores.
É fundamental que a universidade interceda pelos seus servidores e garanta suporte eficaz, canais claros de comunicação e soluções rápidas para que o recadastramento anual cumpra seu papel sem prejudicar os trabalhadores.
